Feira leva saúde e prevenção para população em Lauro de Freitas

 Feira leva saúde e prevenção para população em Lauro de Freitas

Dona Gildete Freitas, 57 anos, aproveitou a Feira Mais Saúde Perto de Você, realizada no Conjunto Habitacional Brisas na manhã deste sábado (14), e aferiu a pressão arterial enquanto sua irmã Gilma Freitas aguardava a vez para realizar exame ginecológico preventivo anual. Assim como elas, mais de trezentas pessoas foram atendidas na ação promovida pela Secretaria de Saúde de Lauro de Freitas (SESA) com a oferta de consultas, exames e vacinação além da distribuição de repelente de insetos, kits de escovação dentária e pesagem para o Bolsa Família.

O gestor da SESA, Erasmo Moura conta que a iniciativa é realizada uma vez por mês em áreas descobertas pelas equipes de saúde da família e comemora os resultados positivos da Feira. “Nosso objetivo é intensificar os atendimentos. Com isso seguramente teremos a redução do volume de pessoas para atendimento nas emergências e postos de saúde, por que esse é um trabalho de cunho preventivo”, disse.

Segurando o cãozinho Kiko no colo, a dona de casa Eliana Reis colocou em dias a vacinação do amiguinho. “Eu ainda não tinha levado ele para vacinar contra a raiva, aproveitei a oportunidade da Feira aqui pertinho de minha casa”, contou. Segundo o diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Ricardo Vieira, além da aplicação da antirrábica o estande também realizou o teste rápido para leishmaniose em cães e gatos. “É uma doença sistêmica, caracterizada por febre de longa duração, perda de peso, astenia, adinamia e anemia, dentre outras manifestações. Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos”, alerta Vieira.

Mais de trezentos kits de escovação contendo um creme dental, escova e fio dental foram distribuídos para adultos e crianças. Sentados, eles aprenderam a maneira correta da escovação dentária, a necessidade e importância da higiene diária e, para os maiores, aplicação de flúor bucal. “Infelizmente ainda constatamos que muitas pessoas não sabem manusear de forma correta a escova para a limpeza adequada e ainda vemos quadros de caries constantes e outras doenças pela falta da higiene correta. Nesta ação o nosso foco é conscientizar para a necessidade da limpeza bucal frequente”, afirmou a dentista.

Em um ônibus aparelhado, a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), distribuiu camisinhas femininas e masculinas e lubrificantes íntimos. A estrutura montada ofereceu ainda condições para a realização do teste rápido para doenças virais como Hepatite B e C, sífilis e HIV. “O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito por meio de testes realizados a partir da coleta de uma amostra de sangue. Os testes rápidos detectam os anticorpos contra o HIV em um tempo inferior a 30 minutos”, frisou o coordenador do CTA, Alex Fraga.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading