10ª Primavera de Museus

 10ª Primavera de Museus

Na próxima terça-feira (20), a partir das 9h30, será realizada no saguão do Palácio da Aclamação, em Salvador, solenidade de abertura da 10ª Primavera de Museus e divulgação da campanha do Cinquentenário do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). O evento contará com a presença do secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal, de dirigentes de órgãos municipais, estaduais e federais, arquitetos, museólogos, gestores e produtores culturais, restauradores, artistas e personalidades baianas, dentre outros participantes.

Na programação haverá o lançamento do Aplicativo do Patrimônio Cultural da Bahia para o Google Maps. Será anunciada ainda a continuidade da campanha #MusEuCurto até o verão 2016/2017. Logo depois, já na área verde do Passeio Público, ao lado do Palácio, serão plantadas 20 mudas de palmeiras imperiais por integrantes da Associação de Pais e Amigos de Pessoas Portadoras de Deficiência dos Funcionários do Banco do Brasil (Apabb). Durante a 10ª Primavera de Museus serão plantadas ao todo 250 árvores nos museus ligados à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), da capital e do interior. Ainda na programação do dia 20, apresentação de teatro de fantoches com os Mascotes do IPAC.

Para o secretário de Cultura, espaços públicos como os museus são como escolas, de extrema importância para a formação cultural e cidadã de cada indivíduo. “Penso nos museus como espaços culturais que abrigam aulas de história para quem quiser aprender. A meu entender, a Educação é uma das vertentes da Cultura, que compreende todo o patrimônio criado pelo Homo Sapiens, esse descomunal legado: ciência, religião, arte, língua, valores, jeito de andar. Os museus reúnem fatos da História e da Cultura ao longo do tempo. São casas civilizadoras”.

ECONOMIA DA CULTURA

A Primavera de Museus é um evento nacional que acontece há 10 anos, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) do Ministério da Cultura (MinC), até o dia 25 de setembro, em todo o país. Neste ano, a temática é ‘Museus, Memórias e Economia da Cultura’, e já congrega 753 museus que oferecem mais de duas mil atividades. Na Bahia, a comemoração se prolongará até o final da estação da Primavera, que ocorre no dia 21 de dezembro. Na programação estão previstos filmes, exposições, mostras, visitas mediadas, seminários, palestras, oficinas e cursos, dentre outras ações artísticas e educativas.

A campanha de sensibilização e mobilização #MusEuCurto, lançada em 2015 e reeditada em maio de 2016 em parceria entre SecultBA/IPAC e Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), também será prolongada até o verão 2016/2017. A iniciativa conseguiu aumentar em até 60% a frequência dos museus baianos. “Conseguimos fazer com que a população se apropriasse desses equipamentos que congregam não somente museus, mas também espaços como o Passeio Público, no Campo Grande”, diz o diretor do IPAC. Na campanha foram produzidas peças para rádios, jornais, mobiliário urbano, internet e redes sociais.

O evento contará ainda com o plantio de 20 mudas de bambu, representando as 250 mudas de árvores: 200 árvores frutíferas para o Parque Castro Alves (Cabaceiras do Paraguaçu), 20 palmeiras imperiais para o Passeio e 30 mudas de bambu adulto para o Palacete das Artes (Salvador), que serão plantadas durante a 10ª Primavera de Museus. Participam do plantio solene no Passeio Público, integrantes da Associação de Pais e Amigos de Pessoas Portadoras de Deficiência dos Funcionários do Banco do Brasil (Apabb) que plantarão as 20 palmeiras no Passeio Público. Considerado um museu a céu aberto, o espaço foi originalmente concebido em 1810 para ser um jardim botânico e abriga uma importante variedade de espécies de árvores. As mudas foram doadas pela Caetá Ambiental e pela Associação Baiana de Empresas de Base Florestal (ABAF).

No mesmo dia (20), apresenta-se o Teatro de Fantoches, encenado pelo grupo Ereotá, que mostra história criada por alunos do Colégio Estadual Azevedo Fernandes. Os bonecos da encenação são baseados nos mascotes da ‘Turma do Patrimônio’, personagens construídos pelo IPAC com o intuito de levar educação patrimonial a crianças e adolescentes. A programação marca ainda a abertura das comemorações dos 50 anos do IPAC, a ser comemorado em 13 de setembro de 2017, totalizando 12 meses de ações, projetos e programas.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading