12ª Conferência Municipal de Assistência Social reúne agentes da rede SUAS de Camaçari

 12ª Conferência Municipal de Assistência Social reúne agentes da rede SUAS de Camaçari

Na manhã dessa quarta-feira (9), teve início a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social de Camaçari, com o tema “20 anos de SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”. O evento objetiva avaliar, debater e propor políticas para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a partir de contribuições da rede local, formada por agentes públicos e representantes da sociedade civil organizada.

Com apoio da Prefeitura de Camaçari, o evento bianual tem promoção do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Até quinta-feira (10), os participantes estarão reunidos em torno de cinco eixos: Universalização do SUAS; Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais; Gestão Democrática, Informação no SUAS e Comunicação Transparente; Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS; e Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS.

Durante a abertura, a vice-prefeita, Pastora Déa Santos, destacou a importância do SUAS para a proteção dos direitos sociais do cidadão. “Celebramos juntos 20 anos do sistema único da assistência social, que é o SUAS, um marco na política pública nacional que trouxe dignidade, estrutura e proteção social para milhares de brasileiros”, afirmou, reforçando o empenho do governo municipal para fortalecer políticas públicas que deem suporte aos que mais necessitam.

Fabya Reis, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado, ressaltou o compromisso do governo estadual em garantir condições para que a municipalidade possa se planejar, a fim de viabilizar a prestação dos serviços sociais e se tornar referência em toda Bahia.

“Esse é um espaço de valorização e fortalecimento da democracia. Ouvir a sociedade civil para que a gente promova e fortaleça o Sistema Único de Assistência Social. Camaçari agora retomando a sua posição de um município de referência para a assistência social, a proteção social”, contextualizou a gestora.

Reconhecendo o SUAS como fruto da luta social e da organização de trabalhadores, de usuários e gestores comprometidos com a dignidade humana, Jeane Gleyde, secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania de Camaçari, enfatizou o papel das pessoas no processo de construção e desenvolvimento do sistema. “A participação popular é a alma da assistência social, por isso é essencial destacar o papel dos usuários e usuárias que são sujeitos de direitos, protagonistas das políticas públicas e agentes de transformação”, declarou.

Marcondes Souza, presidente do CMAS, frisou o lugar que Camaçari ocupa junto ao SUAS. “Dentro da conferência saem sugestões e são essas propostas que seguem para o evento de abrangência estadual. Inclusive, a proposta que Camaçari levou para o estadual passou para o nacional na última conferência, então isso é muito importante. A representatividade do município de Camaçari no cenário estadual e no cenário nacional é grande”, ressalvou.

Também participaram da mesa de abertura os representantes de usuários e de trabalhadores do SUAS, Patrícia Maria de Jesus e Claudio Caires, respectivamente. Pelas entidades de assistência social, Eliete Faustina, e pelo Conselho Estadual de Assistência Social, Lucas Neves. Pela Câmara Municipal de Camaçari, a senhora Maria Célia Bispo, representando a presidência da Casa Legislativa, e o vereador João Dão, presidente da Comissão de Educação e Assistência Social.

Concluído o ato de abertura, os presentes foram brindados com uma apresentação cultural do Boi Mimoso, integrado por crianças organizadas pela Associação Comunitária de Desenvolvimento de Parafuso.

As propostas consolidadas durante os dois dias da 12ª Conferência Municipal de Assistência Social seguirão para as conferências estadual e nacional, que acontecerão nos meses de setembro e dezembro.

Em Camaçari, a conferência de assistência social acontece em Busca Vida, no Hotel Bahia Plaza.

Foto: Juliano Sarraf

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.