178 municípios da Bahia completam mais de 90 dias sem mortes violentas

A Bahia alcançou um marco significativo na segurança pública: 178 municípios do estado registraram mais de 90 dias consecutivos sem ocorrências de mortes violentas, como homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Este resultado é atribuído às ações integradas das Polícias Militar e Civil no combate ao tráfico de drogas e na apreensão de armas de fogo, contribuindo diretamente para a redução dos assassinatos.
Entre os municípios com destaque, sete localidades — Feira da Mata, Wagner, Rio do Pires, Catolândia, Abaíra, Ibititá e Gentio do Ouro — contabilizam mais de 1.000 dias sem registros de mortes violentas. Além disso, entre janeiro e abril de 2025, os casos de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte apresentaram uma queda de 10% na Bahia, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, atribuiu esses resultados ao trabalho de investigação, aos investimentos em equipamentos de inteligência e ao reforço das forças de segurança com a contratação de seis mil novos policiais e bombeiros. “Os dados reforçam e evidenciam a redução do número de homicídios na Bahia. Nos últimos dois anos (2023 e 2024), as mortes violentas apresentaram diminuições de 6% e de 8,2%. Sabemos que temos muito trabalho pela frente e destaco o empenho diário dos policiais, na busca incansável pela manutenção da ordem e da paz social”, destacou o secretário.