1ª Semana da Juventude encerra com exposição fotográfica e ações culturais na Praça Abrantes

Durante uma tarde marcada por cultura, música e integração, jovens camaçarienses celebraram o encerramento da 1ª Semana da Juventude, promovida pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv).
Nesta sexta-feira (29), a Praça Abrantes tornou-se palco da feira artística “Olhares da Juventude”, reunindo diversas manifestações culturais que reafirmaram o protagonismo jovem na construção da cidade.
A exposição fotográfica, eixo central do evento, revelou fragmentos da juventude local, marcada por uma geração que se expressa com potência e sensibilidade por meio da arte, do esporte, do empreendedorismo e da moda. Em cada imagem, um traço de futuro. Em cada rosto, a inspiração viva de quem transforma realidade em expressão.
“Conseguimos mostrar que a nossa juventude é trabalhadora, mas também artística. Essas imagens vão além do simples registro visual; representam jovens influenciadores da cidade, detentores de um potencial cultural e artístico notável, além de um relevante poder de engajamento nas plataformas digitais, capazes de amplificar e dar voz às questões que permeiam nossa realidade”, afirmou Philipe Pimentel, assessor executivo da Sejuv.
Emile Batista, 17 anos, deu voz ao futevôlei, representando os atletas da modalidade na exposição fotográfica. Moradora do bairro Limoeiro, a jovem realçou a importância do reconhecimento. “Participar dessa exposição é algo muito especial, porque mostra que o esporte vai além das quadras e das areias, ele transforma vidas, inspira e une a comunidade”, disse.
Com olhar atento e sensível, Richard Alves, 20 anos, foi o responsável por capturar as imagens que compõem a exposição. Apaixonado por contar histórias através da fotografia, o jovem falou da gratidão pelo reconhecimento do seu trabalho. “Sou filho de Camaçari e poder retratar a trajetória de outros conterrâneos talentos de diversas esferas sociais é gratificante demais. A experiência foi incrível e tentei mostrar a força, a dedicação e a identidade de cada um. Agradeço pela oportunidade”, endossou o fotógrafo e estudante de publicidade.
Na parte musical, brilhou a Orquestra Caraípa. A apresentação foi marcada por uma harmonia delicada entre a tradição e a inovação, revelando a alma sonora do município.
No compasso vibrante da modernidade, o palco eletrônico ganhou vida com a performance envolvente do DJ Zerk, cuja energia pulsante traduziu, em batidas e ritmos, a pluralidade artística e o espírito inquieto das novas gerações.
O projeto pioneiro, iniciado no dia 23 de agosto, contou com uma série de atividades em diversos pontos da cidade, fomentando o desenvolvimento integral dos jovens, fortalecendo espaços de diálogo e inclusão social, além de promover distintas atividades de lazer, cultura, esporte e tecnologia.
“Esta foi a primeira iniciativa direcionada ao público jovem de Camaçari, na qual conseguimos envolver mais de cinco mil pessoas, dialogando com as múltiplas expressões das juventudes e ocupando diversos espaços de interlocução no município. Acredito que Camaçari está iniciando um novo capítulo para sua juventude, e certamente esta será apenas a primeira de muitas Semanas da Juventude que realizaremos em nossa cidade”, avaliou Darley Lima, diretor de Juventude da Sejuv.
Foto: Patrick Abreu