2025 consolida políticas de igualdade e promoção da cidadania

 2025 consolida políticas de igualdade e promoção da cidadania

A Prefeitura de Lauro de Freitas começou o ano de 2025 firmando o compromisso de promover uma cidade mais justa e inclusiva. Nesse contexto, foi criada a Secretaria Municipal da Mulher, Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEMPADHIR), responsável por fortalecer ações de enfrentamento às desigualdades e ampliar o acesso a direitos. A pasta organiza suas ações por meio das superintendências municipais da Mulher; de Políticas Afirmativas; e de Promoção da Igualdade Racial.

Ao longo do ano, diversas iniciativas foram realizadas com foco na participação social, formação, acolhimento e promoção de políticas públicas voltadas a grupos historicamente vulnerabilizados. Entre os destaques do ano na área de espaços de participação, deliberação e debates coletivos estão a realização da primeira Conferência Municipal LGBTQIAPN+ e a IV Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, retomada após doze anos; além da V Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, voltada ao fortalecimento da igualdade e conquistas femininas.

A secretaria desenvolveu ainda ações voltadas ao empreendedorismo feminino, como oficinas de produção de brigadeiros, em articulação com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), por meio do projeto Criando Oportunidades, e cursos na área de inclusão digital, com ‘Informática Básica – Primeiros Passos na Inteligência Artificial’, através da ação ‘Elas São D+’. A pasta ainda buscou instituições como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e a Escola de Empreendedorismo 2E para fomentar capacitações.

Além disso, entre janeiro e novembro, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), Lélia Gonzalez, realizou 1.782 atendimentos, presenciais e à distância, incluindo orientações e também foi responsável por fomentar o projeto SEMPADHIR em Ação, que promoveu campanha de doação de sangue e programação de cuidado e promoção à cidadania.

Alguns momentos da pasta que marcaram o ano foram: A caminhada em alusão ao Maio Laranja, para dar visibilidade ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil; Uma roda de conversa pelo Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, que marcou o “Julho das Negras”, que contou com ações de impacto; E, como forma de chamar a atenção da sociedade, as mulheres de Lauro de Freitas, vestidas de preto, em sinal de luto, pediram o fim da violência de gênero e do feminicídio no Agosto Lilás, mês de conscientização e combate à violência contra a mulher.

A secretaria também atuou com promoção de campanhas, destacam-se: ações de mobilização no Pedrão de Lauro contra violências; as ações da campanha Coração Azul, de enfrentamento ao tráfico de pessoas; o Setembro Verde, voltado às Pessoas com Deficiência (PcDs); além das atividades no Outubro Rosa, que terminaram com uma grande caminhada e o Novembro Negro, com a promoção de ações de empoderamento, Ato Solene e ações como o Cine Ubuntu, que exibiu filme com referência afro-centradas e Corrida pela Igualdade.

No eixo da inclusão, foram emitidos mais de setecentos documentos, incluindo o Passe Livre e a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Outro momento importante foi a conscientização sobre ‘Acessibilidade responsabilidade de todos’ para o uso correto das vagas para deficientes.

Com essas ações, a gestão marca um período de retomada e fortalecimento das políticas públicas de direitos humanos no município, ampliando o protagonismo feminino, o combate às desigualdades, a valorização da diversidade e a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.