2ª edição do projeto Histórias Empreendedoras inspira e conecta o público na orla de Camaçari

 2ª edição do projeto Histórias Empreendedoras inspira e conecta o público na orla de Camaçari

Espaço de inspiração e de trocas enriquecedoras. Assim foi a noite desta quarta-feira (30) para a plateia que lotou o auditório do Hotel Vila Galé Marés, em Guarajuba, durante a segunda edição do Projeto Histórias Empreendedoras – Jornada de Negócios. Promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a iniciativa semeou ideias e regou mentes criativas de quem empreende em Camaçari, especialmente na orla do município.

O evento integra o Programa Acelera Camaçari – Hub de Negócios e foi voltado para micro e pequenas empresas (MPEs), contemplando microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). A ação conta com investimento do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF).

No epicentro da programação, a empreendedora, investidora e referência em inovação na América Latina, Camila Farani, compartilhou sua trajetória real e inspiradora, repleta de histórias de coragem, autenticidade e determinação, que encantaram e impulsionaram ideias em momentos de intensa interação com o público.

“Eventos como esse são essenciais, são grandes fontes de networking estratégico. Conhecimento é um dos principais caminhos para o sucesso. Momentos assim movimentam a vida e trazem sentido aos empreendedores, especialmente para quem está começando”, afirmou. “Para quem inicia uma jornada empreendedora, é fundamental conhecer o perfil do público ideal, validar o produto e compreender o modelo de negócio, ou seja, como a solução se conecta ao cliente. E, acima de tudo, é preciso se divertir no processo e entender que o empreendedorismo é uma maratona”, completou.

Camila Farani é sócia-fundadora da G2 Capital, boutique de investimentos com mais de 50 startups em seu portfólio. Nacionalmente reconhecida, foi investidora por seis temporadas do Shark Tank Brasil, reality show de empreendedorismo, e é apresentadora do programa “Caminho do Lucro”, da Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, canal de jornalismo de negócios.

Durante o evento, o prefeito Luiz Caetano destacou o movimento da economia local como vetor de desenvolvimento. “Camaçari começou a viver um novo ciclo. Temos o Polo Industrial, mas o nosso entendimento é que precisamos consolidar um novo momento, voltado à tecnologia e atento ao cuidado com o meio ambiente e à energia limpa. Este é um período de ebulição e prosperidade, e queremos que as oportunidades cheguem às pessoas. Por isso, é essencial investir na capacitação, tanto dos trabalhadores quanto dos empreendedores, que são parte essencial da classe produtiva da cidade. Estamos construindo um município moderno, bonito, da sede à orla, pensado para quem vive aqui e também para o turismo. Temos um futuro fantástico de empreender”, afirmou.

A titular da Sedec, Adriana Marcele, ressaltou a força e o protagonismo dos empreendedores de Camaçari. “Este é um momento de alegria. A construção desse projeto foi feita a muitas mãos, alinhada ao desejo por uma cidade pujante e transformadora. Além disso, temos promovido uma série de ações, como a Trilha Empreendedora, o Empretec e outras atividades voltadas à capacitação e qualificação do empreendedor”, destacou.

Para o público presente, o encontro foi um verdadeiro catalisador de sonhos e inovação. O corretor de seguros e imóveis Luís Augusto Passos, 51 anos, compartilhou sua percepção. “Camila Farani tem uma história rica e inspiradora. Participar hoje me agrega muito profissionalmente, permitindo sair daqui com novos olhares e boas ideias para aplicar no dia a dia. Ações como essa movimentam a região, aquecem o comércio local e impulsionam novos negócios e investimentos na cidade”.

A trancista Eleni Santos da Silva, 32 anos, que atua em Monte Gordo, também celebrou a experiência. “É uma vivência encantadora, que amplia o conhecimento sobre o empreendedorismo. Nosso município tem muitos empreendedores, então é muito importante ter iniciativas como essa”, avaliou.

Além da palestra de Camila Farani, empreendedores locais também subiram ao palco para compartilhar trajetórias inspiradoras e histórias de superação.

Fotos: Juliano Sarraf

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.