3ª Edição do Junho Solidário estimula a doação de sangue e oferta serviços voltados para mulheres; ação continua nesta quarta-feira (14)
Começou na manhã desta terça-feira (13) e vai até quarta-feira (14), a 3ª Edição do Junho Solidário. A ação promovida pela Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Política para Mulheres (SPM), visa estimular a população a doar sangue e também está oferecendo serviços gratuitos para mulheres. O evento acontece das 8h às 16h, no pátio do órgão, localizado na rua Praia de Pajussara, em Vilas do Atlântico.
Presente no local, a secretária Juçara Neves falou sobre o evento. “O junho solidário, em sua 3ª edição, tem como objetivo estimular a população local a doar sangue e na oportunidade, estamos ofertando às mulheres do município atividades, ações e serviços para elas. Estamos ofertando orientação jurídica, vacinação, estética, CADÚnico, atendimento odontológico, oftalmologia, ofertas de cursos do Senai, do SENAC”, disse.
Juçara endossou a força da mulher no empreendedorismo. “Nesta edição também temos o balcão de oportunidades e a Vila Empreendedora, que são as mulheres que fazem cursos conosco e trazem seus produtos e serviços para serem comercializados na ação, ajudando assim na movimentação da economia local. Enquanto gestora, entendo que esse é o nosso papel, que é estimular o empreendedorismo”, completou.
Presente no evento, a moradora de Vilas, Elizabeth, 63 anos, aproveitou a oportunidade para cuidar da beleza. “Tô fazendo meu primeiro atendimento. Já fiz o cabelo, agora a limpeza no rosto”, contou. Para ela, a ação deveria se repetir com mais frequência. “Deveria ter mais ações. Precisamos desses serviços mais vezes ao ano”. Ela também reforçou a importância da doação de sangue. “Os bancos estão precisando urgente de bolsas, então tem que ter ação e divulgar mesmo, porque é muito importante”.
Com stand montado na Vila Empreendedora, a representante da Mary Kay Marielza Soares (49), elogiou a iniciativa da SPM. “Coisa maravilhosa. E já que estamos falando de amor, doar sangue também é um ato de amor, porque sangue é vida. E falando do empreendedorismo feminino, a ação é muito válida, pois serve para unir os dois segmentos”, analisou.
Já Aldjane Rocha, de 40 anos, endossou a fala da colega. “O empreendedorismo tem que ser validado, então essas ações aqui na SMP é muito válida, porque nos ajuda enquanto empreendedoras, nos motiva, dar um movimento de união. Entendo que assim uma ajuda a outra”, disse ela, que aproveitou para encorajar outras mulheres. “Muitas mulheres têm até vontade, mas às vezes tem medo de empreender, então, essas ações trazem as mulheres, que mesmo com empreendimento pequeno é importante para entender como funciona. Então, é muito válido”, concluiu.
Nesta quarta a programação segue normalmente. Além do caminhão do Hemóvel, que está no local recebendo doações de sangue, elas também vão contar com as orientações jurídicas, consultas em saúde, oferta de cursos, balcão de oportunidades, CADÚnico, atendimentos em estética.