4º Mostra do Educa 7 Minutos premia jovens e transforma educação em Lauro de Freitas

 4º Mostra do Educa 7 Minutos premia jovens e transforma educação em Lauro de Freitas

Entre temáticas sobre quebra de preconceitos, combate à violências, histórias fictícias e reais, a 4º edição da Mostra de Filmes Educa 7 Minutos lotou, nesta terça-feira (18), o Cine Teatro de Lauro de Freitas, onde foram exibidas 20 produções cinematográficas de estudantes e grupos sociais do município. A mostra premiou os três melhores filmes, categorias do audiovisual e certificou mais de 150 jovens participantes do projeto. Apresentações de dança, música e poesia animaram os espectadores.

Estudantes da rede municipal e estadual concorreram a premiações de melhores filmes, produção, direção, roteiro, fotografia, edição e montagem, direção de som, direção de arte, ator, atriz, ator coadjuvante e atriz coadjuvante. O primeiro lugar de melhor filme foi para “Te Pego na Saída” do Colégio Francisco Pereira Franco. “Na Larica” e “Você Precisa Saber”, ambos da Escola Municipal Barro Duro, ficaram com a segunda e terceira colocação. Nos grupos sociais, o curta “Meu Mundo Quase Invisível” do Coletivo Criando Asas foi o vencedor.

Participando pela primeira vez do projeto, a estudante Alana Santos, 15, vencedora da categoria de melhor atriz, revela que o Educa 7 abriu portas para um sonho. “Todo o aprendizado foi significativo para mim. Desejo seguir carreira profissional de atuação e estou bem feliz por ter ganhado” enfatizou a protagonista do curta Na Larica. O Educa 7 oferece por meio de oficinas as capacitações de roteiro, produção, filmagem, direção e edição. Os vencedores da 4º edição ganharam bolsas de estudos oferecidas por empresas parceiras do projeto.

Para Caíque Costa, 14, da Escola Municipal Ana Lúcia Magalhães, a produção de curtas-metragens estimula o processo criativo ao mesmo tempo em que se adquire novos conhecimentos. “Nós produzimos um documentário sobre a história da cidade, a antiga Lauro de Freitas. Primeiro elaboramos perguntas, pensamos no contexto do curta e entrevistamos pessoas acima de 60 anos para relatar histórias do município”. contou um dos atores do documentário “Como era minha Ipitanga”. Os curtas produzido pelo projeto podem ser vistos no site http://educa7minutos.blogspot.com/

O Educa 7 Minutos abrange estudantes do ensino fundamental e EJA, além de grupos sociais. De acordo com Gabriella Santana, coordenadora do Núcleo de Educomunicação da Cidade Educadora, responsável pelo desenvolvimento do projeto na Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a próxima edição terá novidades. “Estamos com a proposta de incluir a produção audiovisual nas modalidades creche e educação infantil. Também iremos acrescentar a categoria websérie, devido ao interesse dos estudantes em dar continuidade às histórias”, afirmou. A secretária de Políticas para Mulheres, Barbara Chaves, participou da premiação.

Formação inovadora

O projeto Educa 7 Minutos surgiu de um trabalho idealizado pelo educomunicador Alexandre Sena. “Comecei desenvolvendo um programa de comunicação social na Escola Cadetes Mirins, aqui em Lauro de Freitas. A partir disso, comecei a produção de pequenos filmes com a ideia da duração de 7 minutos, e logo, com as demais pessoas envolvidas, percebemos que o projeto poderia ser levado a mais escolas do município”, contou Sena. O projeto tem como objetivo aproximar estudantes e grupos sociais de produções audiovisuais, a fim de desenvolver a formação intelectual e a construção de cidadania.

Por demonstrar potencial educativo, o Educa 7 foi inserido nas ações da Cidade Educadora, proposta implantada pela prefeita Moema Gramacho em sua atual gestão, que redimensiona a formação educacional de cidadãos em várias concepções. “O trabalho com o projeto de audiovisual, assim como outras tecnologias, permite a produção de conhecimentos em espaços além dos formais. O Educa 7 firma essa concepção, de trabalharmos o processo de ensino-aprendizagem com vários agentes educativos”, afirmou Idaci Ferreira, coordenadora da Cidade Educadora de Lauro de Freitas.

Melhor Filme: Te Pego Na Saída

2° Melhor: Na Larica

3° Melhor: Você Precisa Saber

Produção: Na Larica

Rodrigo Ferreira

William Ricardo

Thiago Pereira

Marcelo Henrique

Marco Nascimento

Rose Mary

Direção: Na Larica

Maria Claudia

Roteiro: Na Larica

5° Ano Matutino Escola Barro Duro

Fotografia: Você Precisa Saber

Maria Clara

Edição; Você Precisa Saber

Samanta Vitória

Som: Você Precisa Saber

Suelen Machado

Direção Arte: Samanta Vitória (Você Precisa Saber)

Atriz : Alana Santos (Na Larica)

Atriz Coadjuvante: Crislane Pereira (Na Larica)

Ator: Gabriel Oliveira (Te Pego Na Saída)

Ator Coadjuvante: Osnan Oliveira (Lua Cheia)

Melhor Filme Território: Meu Mundo Quase Invisível (Coletivo Criando Asas)

Jornalista Laerte Santana

Foto Rafael Magno e *Lais Sena*

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

18/12/2018

71 3288 8371

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading