Pelo menos 44 senadores votarão pela continuidade do processo de impeachment
Dilma Rousseff (PT) deve sofrer nova derrota no Senado nesta terça-feira (09), quando será votado o parecer da comissão especial, que recomenda o impeachment da petista. De acordo com o jornal O Globo, pelo menos 44 dos 81 senadores votarão a favor do relatório – para o impeachment avançar para o julgamento final, a oposição a Dilma precisa somente de maioria simples nesta terça.
Ainda de acordo com a publicação, aliados de Dilma esperam que a situação mude até o julgamento final, que acontecerá no fim de agosto.
“Vamos centrar nossa intervenção na votação do processo mesmo”, disse o líder do PT no Senado, Humberto Costa, enquanto Vanessa Grazziotin também contabiliza a derrota amanhã: “Não temos muita esperança em relação à fase da pronúncia. Nossa esperança, e vamos trabalhar para isso, é na votação do julgamento definitivo. Ali, terão que colocar quórum alto (três quintos dos senadores)”.
Há a expectativa também de que Dilma apresente uma carta pedindo plebiscito para que a população seja ouvida sobre uma nova eleição e ampla reforma política.