Youtube cria regras para lives e proíbe exposição de marcas e consumo de bebidas alcoólicas
Não é novidade que a onda de lives shows tomou conta do Youtube durante a pandemia do novo coronavírus, no entanto, a plataforma de vídeo se deparou com a violação de algumas regras que poucos sabiam que existiam. De acordo com o colunista Léo Dias, do Uol, nesta semana, o YouTube convocou as equipes de artistas, gravadoras e produtoras para enfatizar as tais regras. Entre elas, a restrição de exposição de marcas, a proibição de beber em cena, e a questão da propaganda de produtos que só podem ser consumidos para maiores de idade.
Vale lembrar que o Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu um processo contra Gusttavo Lima, mentor das lives durante a quarentena, após a reclamação de consumidores sobre o consumo de bebidas alcoólicas durante duas transmissões ao vivo do cantor e a falta de avisos restritivos ao público, sobretudo a menores de idade. Os shows “Live Gusttavo Lima – Buteco em Casa” e “Buteco Bohemia em Casa” foram transmitidos no Youtube no dia 28 março e no sábado passado (11), respectivamente.