Esquadrão antibomba detona mochila suspeita no Parque Olímpico
Uma mochila suspeita encontrada em um dos banheiros da Arena 1 do Parque Olímpico foi detonada pelo grupo antibomba em uma explosão controlada. Segundo o comitê da Rio-2016, o objeto foi achado abandonado em uma vistoria de rotina, pouco antes do início da partida entre as seleções masculinas de basquete de Nigéria e Espanha. O alarme, no entanto, era falso: dentro da mochila foram encontrados um iPad, um par de meias e um casaco. O incidente atrasou a entrada do público na arena.
O forte estrondo da detonação, que ocorreu perto das 19h, assustou as pessoas que estavam no entorno da Arena, na Barra da Tijuca, à espera do jogo. O barulho foi ouvido tanto pelas torcedores que aguardavam na fila do lado de fora quanto por repórteres que estavam dentro do ginásio. À exceção dos jornalistas, a arena estava vazia. A disputa, marcada para as 19h, foi iniciada antes da entrada do público. Apenas depois da explosão, a partir das 19h10, as pessoas começaram a entrar.
A organização da Rio-2016 não informou o público que aguardava na fila sobre a suspeita de bomba. Vinte minutos antes da detonação controlada, uma funcionária anunciou com um megafone que havia um problema na validação dos ingressos. Mesmo quando o estrondo da explosão foi ouvido, a organização não informou as pessoas que esperavam do lado de fora sobre o ocorrido.
Confira a nota oficial do comitê da Rio-2016 sobre o incidente:
“Uma inspeção de rotina na Arena Carioca 1 encontrou uma mochila abandonada, pouco antes da partida de basquete masculino entre as equipes da Nigéria e da Espanha.
Seguindo os protocolos de segurança, o público ficou retido do lado externo da arena enquanto os especialistas preparavam a remoção do objeto.
Um exame preliminar da localização e do tamanho da mochila permitiu aos especialistas autorizar o início da partida e a presença dos jornalistas dentro do ginásio. Apenas o público ficou do lado de fora porque o local onde estava a bolsa era próximo à passagem dos espectadores.
A mochila estava perto de um container de lixo na saída do banheiro no piso superior. Foi feita uma explosão controlada seguindo orientação da Polícia Federal e do Exército.
Dentro da mochila foram encontrados um tablet, um par de meias e um casaco. Imediatamente após a detonação foi liberada a entrada de público”.