Cresce número de queixas contra cobranças excessivas na conta de luz e Coelba emite orientação
O administrador de empresas Claúdio Vieira* tomou um susto quando a conta de luz de sua casa chegou nesta semana. Mesmo fora de sua residência por mais de 30 dias, o valor da fatura veio praticamente o mesmo que em outros meses.
“É um absurdo a Coelba errar sempre pra mais, em plena pandemia. Imagine quantos usuários que tem suas contas cobradas erradamente, e nem percebem ou reclamam, até porque pra abrir uma reclamação no SAC deles é uma luta. Isso tem que ser investigado. Quem paga a conta não quer mais nem menos, só quer pagar o que for justo”, reclamou Claúdio.
A Coelba informou que, por conta da pandemia do novo coronavírus, os imóveis que estão fechados e que o leiturista não tem acesso ao relógio que mede o consumo de energia elétrica, terão o cálculo da fatura feito com base no consumo dos últimos 12 meses. Por esse motivo, nesses casos, a concessionária de energia diz que não há muita diferença no valor das faturas, mesmo que o consumo tenha diminuído.
Além disso, a empresa garante que os clientes com valores faturados para mais ou para menos serão ressarcidos ou cobrados da diferença em encontro de contas posterior.
Fora a situação enfrentada pelo administrador, muitos consumidores questionaram a empresa pelo aumento nas contas de energia. O Ministério Público foi acionado e ajuizou uma ação civil pública contra a Coelba, apontando uma série de supostas irregularidades que vão além da cobrança excessiva, como frequentes interrupções no fornecimento de energia, danos a equipamentos elétricos causados por picos e quedas repentinas de energia que não estão sendo indenizados, falta de atendimento remoto às reclamações dos usuários e desrespeito à concessão de tarifa social para os consumidores carentes.
Em relação ao valor da fatura, a Coelba orienta que os clientes fiquem atentos aos hábitos de consumo nesse período de isolamento social. A permanência de mais pessoas dentro de casa alterou a forma como as famílias consomem energia, o que pode refletir no valor da fatura.
Em caso de discordância, o cliente pode solicitar da concessionária a verificação da leitura ou qualquer outro atendimento através do WhatsApp (71) 3370-6350 ou pelo e-mail atendimento.coelba@neoenergia.com.várias
*Nome alterado a pedido da fonte
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