Superintendente do Ibama posta crime ambiental no Facebook
Nomeado pelo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, como superintendente do Ibama em Tocantins, Luciolo Cunha Gomes debochou do órgão em postagem no Facebook em 2013, quanto contou ter “medo” de ser flagrado comendo um animal silvestre, segundo a Coluna do Estadão.
Caçar e usar animais silvestres sem permissão das autoridades ambientais é configurado como crime ambiental, com pena prevista entre 6 meses e um ano de prisão, mais multa.
Nos comentários da publicação, Luciolo brinca novamente com o Ibama, ao afirmar que “eles não sabem o endereço”. Sarney Filho declarou, por meio de sua assessoria, que desconhecia o post e que, caso considere procedente, poderá desfazer a nomeação, após análise. Luciolo, por sua vez, deletou sua conta no Facebook.
Esta não é a primeira vez que um superintendente do Ibama nomeado por Sarney Filho é envolvido em uma polêmica. Há cerca de 20 dias, o governo desistiu de empossar Neuvaldo David Oliveira como superintendente do órgão ambiental na Bahia.
O Ministério Público Federal (MPF), inclusive, recomendou a exoneração de Neuvaldo por ele já ter sido responsabilizado por infração ambiental.