Mata de São João antecipa reabertura de bares, academias e lanchonetes; entenda

 Mata de São João antecipa reabertura de bares, academias e lanchonetes; entenda

A prefeitura de Mata de São João, a 62 Km de Salvador, decidiu antecipar por cinco dias a reabertura do ‘Grupo 2’ de atividades, no processo de retomada da economia do município. Academias de ginástica, salões de beleza, lanchonetes, sorveterias, bares e centros culturais, que só abririam no dia 15 deste mês,, estão autorizados a funcionar já nesta segunda-feira (10/8).

A medida foi publicada no Diário Oficial do Município no sábado (8/8), através do Decreto Número 1067/2020. A antecipação teve base na estabilização da curva de contágio e na disponibilidade de leitos exclusivos para o tratamento do Covid-19, no Hospital Municipal de Mata de São João.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

De acordo com o decreto, o horário de funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes será até as 23h30 e os salões de beleza podem funcionar até às 19h. Assim como na abertura do Grupo 1 (composto por restaurantes e parques temáticos), os representantes dos estabelecimentos são obrigados a assinar um termo de responsabilidade sanitária. Os que desobedecerem as regras determinadas em protocolo terão seus estabelecimentos interditados.

“Alguns fatos novos nos levaram a reconsiderar, positivamente, o cronograma de retomada proposto”, explicou o prefeito de Mata de São João, Marcelo Oliveira. “A curva de contágio felizmente está em declínio e o número de pacientes internados, os quais nos inspiram as maiores preocupações e cuidados, diminuiu”, argumentou o gestor.

LEITOS DISPONÍVEIS

Oliveira conta que o município chegou a ter nove pessoas internadas e hoje tem apenas duas, que estão em hospitais de Salvador. O Centro de Tratamento Intensivo da Covid-19 de Mata de São João, instalado no Hospital Municipal Eurico Goulart de Freitas, está totalmente desocupado e disponível.

A unidade hospitalar conta com os dez leitos equipados com respiradores artificiais e outros vinte leitos equipados com monitores e dispositivos de ventilação não invasiva (VNI).

Segundo o Decreto Municipal que autoriza a reabertura do Grupo 2 de atividades, “as medidas previstas podem ser reavaliadas a qualquer momento, condicionado à evolução do estado de emergência internacional decorrente da contaminação do coronavírus”. Ou seja, se o quadro epidemiológico tiver pioras que justifique retroceder no processo de reabertura, assim será feito.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.