Anticorpos da Covid-19 foram identificados em capixaba antes de primeiro caso oficial da doença no Brasil

 Anticorpos da Covid-19 foram identificados em capixaba antes de primeiro caso oficial da doença no Brasil

O secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, disse, nesta terça-feira (11/8), em coletiva de imprensa, que foram identificados anticorpos da Covid-19 em uma capixaba ainda no dia 11 de fevereiro. Segundo o Ministério da Saúde, o primeiro caso oficial da doença no Brasil foi registrado no dia 26 de fevereiro.

Conforme explicou Fernandes, os anticorpos contra o novo coronavírus foram identificados na amostra de uma paciente que doou sangue para o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo, do municípios de Guarapari. Ainda segundo o secretário, ela não havia viajado para o exterior, e apresentou sintomas respiratórios um mês antes da doeção de sangue, estando assintomática nos últimos 14 dias anteriores à doação de sangue.

Nésio afirmou que o Ministério da Saúde já foi notificado, e que mais casos estão sendo investigados por outros estados. Caso seja confirmado, esse passaria a ser o primeiro caso oficial da doença no país.

“Nós estamos, de fato, com um caso registrado anterior ao primeiro do país”, declarou o secretário. “Devemos encontrar casos anteriores, pois estamos com um caso que já foi transmissão comunitária. Devemos reconhecer que este paciente teve sintomas respiratórios um mês antes da doação de sangue, da coleta do material biológico e nós podemos afirmar que de fato a doença já circulava”, complementou.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.