Coelba leva ação de educação para o uso seguro e eficiente da energia para Lauro de Freitas
A cidade de Lauro de Freitas receberá, no período de 18 a 20/08, a “Ecoteca – A Biblioteca Ecológica”. O projeto cultural, promovido pela Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, acontece na Praça Martiniano Maia, conhecida como Praça da Matriz, em frente à Prefeitura, e visa contemplar cerca 1.200 alunos de cinco escolas da rede municipal de ensino, além de moradores da cidade, com o acervo literário, atividades lúdicas e orientações sobre uso seguro e eficiente da energia elétrica. O evento de abertura das atividades na Praça será realizado no dia 18, às 8h30.
Direcionada a crianças de 6 a 12 anos, a Ecoteca estará com uma programação especial em Lauro de Freitas e contará com arte educadores que recepcionarão os alunos e visitantes das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30, com atividades lúdicas, como oficinas de pintura e de dedoches, jogos, voltados para o uso seguro e eficiente da energia.
À noite, sempre às 19h, serão exibidas sessões de filmes para alunos das escolas municipais com educação voltada para jovens e adultos e comunidade. Na quinta-feira (18), será exibido o filme “Linda de Morrer”, uma comédia nacional que traz Glória Pires como atriz principal; na sexta-feira, dia 19, a cinebiografia “Irmã Dulce”; na sexta, será a vez de “Homem-Formiga”, filme baseado no herói de mesmo nome, pertencente ao universo da Marvel Comics.
No local também será distribuída a cartilha “É Hora de Se Ligar”, publicação que traz dicas importantes de segurança para o público infanto-juvenil, e o jogo “Energia Amiga” que, além de ser entregue às crianças, será utilizado como dinâmica para fixação do conteúdo apresentado. Ao final da ação, a biblioteca será doada à Escola Municipal Vida Nova.
Biblioteca Ecológica – A Ecoteca é uma biblioteca diferente. Totalmente ecológica, é fabricada em uma estrutura revestida com placas de resíduos de caixinhas de leite e suco e tubos laminados de creme dental. O acervo disponível na praça, durante o evento, contará com 300 livros de literatura infantil, infanto-juvenil e livros-brinquedos das mais importantes e conceituadas editoras brasileiras. Além de proporcionar o acesso a livros pela comunidade, sua estrutura também oferece espaço para manifestações artísticas, apresentação de teatro de fantoches, saraus musicais e literários, encenações infantis.
A ação é um patrocínio da Coelba por meio do Fazcultura, desenvolvida pela Rede Educare – organização que, desde 2007, cria, desenvolve e implementa projetos educacionais, culturais e socioambientais – com o apoio da Secretaria de Educação do município.