Plano de imunização contra a Covid-19 em Salvador será por grupos; veja em qual você se encaixa
A Prefeitura de Salvador anunciou nesta terça-feira (12/1) o plano de imunização contra a Covid-19. Profissionais da saúde; idosos com mais de 75 anos ou acima dos 60 que vivem em abrigos; indígenas e moradores de comunidade ribeirinhas tomarão a vacina logo na primeira fase.
O esquema, com base no anunciado pelo Ministério da Saúde, seguirá ainda em outras três fases. Na segunda, as pessoas entre 60 e 74 anos serão imunizadas. Em seguida, serão atingidos aqueles que possuem comorbidades crônicas, transplantados e quem possui obesidade.
Trabalhadores da educação; pessoas com deficiência severa; membros de força de salvamento; funcionários de presídios; trabalhadores do transporte coletivo; caminhoneiros e presos estão na quarta fase de vacinação.
De acordo com a Prefeitura, 570 mil pessoas destas quatro fases terão a vacina na capital baiana. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, serão nove pontos de drive thru distribuídos pela cidade, para atender pelo menos 90 mil pessoas por dia.
TIPOS DE VACINA
O anúncio apresentou ainda as vacinas que podem chegar, considerando a quantidade de dias entre uma dose e outra: Coronavac (14 dias), Oxford (28), Pfizer (29), Janssen (dose única), Moderna (28) e Sputinik (21 dias).
“Nós temos 1 milhão de seringas e agulhas em estoque e vamos comprar mais 450 mil. Salvador está preparada para qualquer tipo de vacina, seja uma ou dose”, disse o secretário da Saúde, Leo Prates.