População de Lauro de Freitas recebe informações sobre diabetes durante campanha ‘Caneta da Saúde’, em Itinga

A Carreta da Caneta da Saúde esteve na Itinga, em Lauro de Freitas, nesta segunda (2) e terça-feira (3) para compartilhar informações sobre diabetes aos munícipes, através de palestras, exibição de vídeos e distribuição de material informativo. O dispositivo moderno é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para proporcionar melhor qualidade de vida para pessoas que convivem com os tipos 1 e 2 da doença.
Em breve, a caneta preenchida de insulina estará disponível gratuitamente para os laurofreitenses, por meio do SUS, tendo como público-alvo crianças e adolescentes até 19 anos e adultos a partir dos 50 anos. O aparelho já vem com dosador que garante a precisão na hora da aplicação da insulina, sendo considerado um dos tratamentos mais modernos, práticos e seguros para os portadores da enfermidade. Ele possui agulhas menores e mais finas, o que causa menor dor na aplicação e garante mais discrição no tratamento.
Diabética, a aposentada Antônia Marta Maia, 81, caminhava pela Itinga, avistou a carreta e esteve no local para receber maiores informações sobre a doença, que descobriu recentemente. Ela explicou que já faz acompanhamento nutricional e que a caneta ofereceria mais praticidade ao seu dia a dia.
O titular da secretaria Municipal de Saúde (SESA), Augusto César Nascimento, explicou que o dispositivo inovador será essencial para garantir melhor resultado no tratamento dos munícipes. “Porque ele já tem a dosagem correta. Isso melhora a aderência ao tratamento e diminui os picos de glicemia, sem contar que muita gente não gosta de andar com seringa e isso prejudica o tratamento, causando piora da doença e ida ao hospital”. Lauro de Freitas possui 5.600 pessoas com algum tipo de diabetes, assistidas nas 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS) instaladas no município.