Sefaz de Lauro de Freitas lança pacote de serviços digitais que facilita a vida dos contribuintes
Resolver funcionalidades do dia a dia pela internet ou no aplicativo de celular agora é uma realidade modernizada para os contribuintes de Lauro de Freitas. Esse é o pacote de serviços digitais lançado pela Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ), nesta sexta-feira (20), via transmissão na página do Facebook da Prefeitura Municipal. Dentre as novidades estão pagamento de tributos via PIX, atendimento virtual por meio de WhatsApp e novas funções no site da Sefaz. A gestão também lançou a campanha do recadastramento imobiliário.
No lançamento do programa “Você contribui, Lauro avança”, a prefeita Moema Gramacho destacou o empenho da administração municipal para facilitar a vida dos munícipes através da transformação digital. “A modernização da nossa gestão conta com a assistência da tecnologia para que o munícipe tenha, por parte da Prefeitura, tudo que for necessário para acompanhar a sua vida. O site da Sefaz se tornou mais acessível, com novas ferramentas, além de outros canais de atendimento que otimizam o tempo”, considerou.
O novo site da Secretaria Municipal da Fazenda foi modernizado para garantir mais facilidade aos contribuintes. Intuitivo, gráfico e de fácil navegação, a página (http://sefaz.laurodefreitas.ba.gov.br/) ganhou um layout com ícones de acesso mais rápido aos serviços disponibilizados, como o de emissão de IPTU, TFF, nota fiscal avulsa eletrônica e outros. A grande novidade do site é o botão “Pague Rápido”, que fica visível no lado direito da página. Através dessa função, o contribuinte terá acesso a todos os tributos que podem ser emitidos em um único DAM.
Mas atenção, para que tudo funcione é necessário que o contribuinte tenha a sua base de dados atualizada no site, como afirma Luiz Cláudio Guimarães, secretário da Sefaz. “O programa da Sefaz digital possibilita uma série de canais de comunicação para que o contribuinte possa escolher a melhor forma de acesso, a fim de atender suas necessidades a distância, de forma online. Trabalhamos quatro meses nesse projeto, com foco no acesso da informação e para aproximar a gestão do munícipe”, relatou.
*Pagamento via PIX*
Além das funcionalidades de autosserviço no site da Sefaz, o contribuinte conta agora com uma alternativa efetiva para pagamento direto de tributos, o PIX. Todos os Documentos de Arrecadação Municipal (DAMs) vão dispor de um QR CODE, qualquer câmera de celular é capaz de fazer a leitura digital do código de barras estilizado e extrair os dados contidos. Esta é uma das maneiras mais práticas de ficar em dia com o fisco municipal.
*Atendimento virtual*
Sem que o contribuinte precise sair de casa, do trabalho, ou de onde estiver, a nova atendente virtual da Sefaz, a mascote “Laurinha”, ajuda a resolver pendências via WhatsApp. Basta salvar na agenda o número (71) 9 9728-9126, mandar uma mensagem e seguir as orientações. Na interação com Laurinha, o cidadão poderá emitir DAM de pagamento do IPTU, TFF, ISS Autônomo e TLL do ano vigente, além da emissão de certidões, espelho do cadastro imobiliário e econômico para pessoa física ou jurídica.
*Recadastramento imobiliário*
O recadastramento imobiliário do município de Lauro de Freitas também foi lançado durante a transmissão online. De acordo com a gestão municipal, quem atualizar o cadastro no site da Sefaz, até o dia 30/09, garante desconto de 10% na cota única do IPTU. Segundo o secretário Luiz Cláudio, o incentivo financeiro visa a qualidade do recadastramento. “Além de permitir que o contribuinte possa ter seus dados de imóveis cadastrados e atualizados, essa campanha é uma preparação para o ITPU 2022”, ressaltou.