Mais de 150 pessoas participam das atividades em alusão ao Janeiro Branco em Vilas do Atlântico

 Mais de 150 pessoas participam das atividades em alusão ao Janeiro Branco em Vilas do Atlântico

A manhã deste sábado ensolarado (21) foi marcada por muitas atividades de lazer, relaxamento, cuidados com o corpo e conscientização sobre a saúde mental. A ação foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde ( SESA), em apoio à campanha do Janeiro Branco, que traz neste ano o tema “A vida pede equilíbrio”. A programação, realizada no bairro de Vilas do Atlântico, contou com alongamento, percussão corporal, caminhada, yoga, bate-papo, dança, música e muita animação.

Entre os participantes do evento, estavam os servidores, familiares e assistidos dos Centros de Apoio de Atenção Psicossocial (CAPS) do município, Centro Especializado em Reabilitação (CER) e do Complexo de Saúde de Itinga. Dona Áurea Lisboa, 68 anos, é mãe de Jair Lisboa, 42 anos, assistido pelo CAPS AD (Álcool e Drogas). Eles chegaram cedo no calçadão de Vilas para aproveitar as atividades. Dona Áurea estava muito feliz e parabenizou o trabalho desenvolvido por toda a equipe. “Fiz questão de vir aqui hoje com meu filho. A nossa presença é importante para fortalecer a luta e ajudar outras pessoas a despertarem sobre o assunto. Quando chegamos no CAPS,  encontramos muito mais do que ajuda, encontramos uma verdadeira família. Estão todos de parabéns”, disse.

O secretário de saúde, Augusto César Pereira, caminhou ao lado do público, reforçando a importância de estimular a prevenção de doenças psíquicas e emocionais. Na ocasião,  também agradeceu o empenho dos profissionais da rede municipal. “Graças a Deus, após passar o período de pandemia, muito preocupante, hoje conseguimos estar aqui, vivendo esse momento maravilhoso. Quero abraçar e agradecer os servidores e coordenadores de cada unidade, que realizam um excelente trabalho. Sem eles, nada disso seria possível”, comentou.

O momento musical ficou por conta de José Lopes, mais conhecido como Sr. Zé.  Ele é responsável pelas oficinas musicais realizadas no CAPS AD, atraindo e levando alegria para os assistidos e familiares.”Esse trabalho é muito gratificante.  A terapia é para eles e para mim também.  Sempre trago músicas que transmitem entusiasmo e confiança na vida”, relatou.

A prefeita Moema Gramacho também fez questão de ir até o evento, reforçando todo o seu apoio à prevenção de doenças emocionais e uma vida equilibrada. “Neste janeiro branco, buscamos reforçar a importância de trabalhar a mente e o corpo. Sempre tivemos esse compromisso com a saúde mental. Lá em 2005, implantamos a primeira unidade do CAPS. Apesar de todas as dificuldades, conseguimos manter a unidade funcionando até hoje. Depois, implantamos o CAPS infantil para atender a demanda das crianças e o CAPS AD. Quero agradecer a colaboração dos servidores de todos os equipamentos. Eles são essenciais”, relatou.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.