Governo do Estado garante mobilidade rápida e segura no Carnaval com operação especial do Metrô
Chegar e sair nos circuitos oficiais do Carnaval de Salvador por meio do transporte público pode ser mais ágil, econômico e seguro por meio do Sistema Metroviário Salvador e Lauro de Freitas. Com horário de funcionamento especial, durante os dias da folia, o metrô conta ainda com uma programação para os foliões e outros usuários que transitarem pelas estações, no período da festa de Momo. A CCR Metrô Bahia, concessionária que opera o sistema, prevê cerca de 300 viagens adicionais no sistema durante o período da folia.
Até o dia 21 de fevereiro, o metrô de Salvador vai ampliar a operação, passando a funcionar até às 0h30. Já entre os dias 17 e 22 de fevereiro, a Estação da Lapa estará aberta para funcionamento a partir das 3h30. Até as 5h, as demais estações funcionam apenas para desembarque. “Com uma escala toda especial, nosso pessoal também ganha reforço, são 160 agentes de segurança a mais do que o normal”, destaca o gerente executivo de Operação e Atendimento da CCR Metrô Bahia, Leonardo Balbino.
O presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Carlos Martins destaca as vantagens do deslocamento via sistema metroviário. “O metrô reúne três condições fundamentais: segurança, conforto e agilidade. Além de auxiliar na mobilidade da cidade, uma vez que a pessoa, deixando o carro em casa, escolhendo se deslocar de metrô, ajuda a diminuir o fluxo de veículos, reduzindo os engarrafamentos”, explica Martins.
O metrô de Salvador conta com 33 km de extensão, duas linhas, 20 estações e nove terminais integrados, sendo oito deles administrados pela CCR Metrô Bahia. De passagem por Salvador para curtir o Carnaval, José Roberto Palmeira, mora em Nazaré das Farinhas e fala da sua satisfação ao embarcar no sistema, “É bem mais seguro, bem mais rápido. É um transporte eficiente porque você utiliza em menos tempo do que o ônibus. Eu gosto muito do metrô por isso. Facilita a nossa vida e durante o carnaval ficou melhor ainda!”, contou o aposentado a caminho da saída do Bloco Olodum.
Pagamento facilitado
Para facilitar o acesso ao modal, 20 estações do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas estão utilizando uma tecnologia que possibilita o pagamento da tarifa avulsa do metrô por aproximação de cartões de crédito, débito, celular (com tecnologia NFC), smartwatches ou pulseiras de pagamento. Os dispositivos para aproximação estão localizados na parte inferior da catraca de acesso do metrô, sinalizados por um display com instruções de uso.
Para quem utiliza o Cartão Integração do Metrô, as recargas podem ser realizadas com antecedência, por meio do WhatsApp, com atendimento virtual da CCR Metrô Bahia, pelo número (71) 9688-0714. O pedido de recarga pode ser pago por meio de uma chave PIX. Outra possibilidade, é a recarga do Cartão Integração via aplicativo – Banco do Brasil (para correntista), PicPay, Recarga Pay, Cittamobi – e pela rede credenciada, composta por 2 mil pontos de vendas. É possível carregar o cartão nas máquinas de autoatendimento disponíveis em todas as estações de metrô, com PIX, cartão de débito e crédito.
O cartão avulso, que dá direito a uma única passagem, também pode ser comprado antecipadamente, no valor de R$ 4,10. Para celebrar o retorno do Carnaval de Salvador, a CCR Metrô Bahia lançou uma edição especial comemorativa do Cartão Integração do Metrô. Com o tema ‘Metrô Folia’, o cartão colecionável poderá ser adquirido exclusivamente nas estações Aeroporto (16 a 20/02) e Rodoviária entre os dias (15 a 22/02). “Nosso cartão especial pra folia é pra quem quer realmente carimbar a sua participação no Carnaval de Salvador, utilizar no metrô e depois guardar como souvenir da festa”, finaliza o gerente executivo de Atendimento da CCR Metrô Bahia, Leonardo Balbino.