Serviços online permitem agilidade no atendimento ao cidadão de Lauro de Freitas
Para facilitar a oferta de serviços, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através da Secretaria de Planejamento e Gestão Urbana (Seplan), disponibiliza em seu site uma série de serviços online.
De acordo com a secretária da Seplan, Eliana Marback, desde o início da gestão a secretaria tem buscado investir em soluções tecnológicas e desburocratização de procedimentos. “Implantamos os Serviços Online para agilizar o atendimento e a análise dos processos, além de oferecer comodidade ao cidadão”, revela.
Atualmente, o portal da Seplan disponibiliza mais de 90% dos serviços ofertados pela secretaria. São ao todo 23 serviços para abertura de processo de Empreendimento, Atividade e Eventos através do Requerimento Online que é pré-requisito para abertura dos processos. O site disponibiliza, também, a emissão de produtos como Análise de Orientação Prévia – AOP, Certidão de Viabilidade e Autorização para Eventos, as Consultas de Documentos, Emissão do Modelo da Placa de Alvará, Mapa de Equipamentos Públicos, TACs de Parcelamento do Solo, Consulta dos Termos de Contrapartida Social, entre outros.
Em 2015, a Seplan conseguiu implantar a Viabilidade de Localização e Análise de Orientação Prévia 100% online. Seguindo a orientação do prefeito da cidade, Márcio Paiva, em reduzir custos operacionais, foi colocado um procedimento totalmente eletrônico, ou seja, abertura pela internet não gera mais um processo físico, o que fica rápido na tramitação e uso de papel é evitado.
Até 2012 não existia nenhum serviço online disponível, a Seplan não possuía site para que pudesse disponibilizar suas informações. O site foi criado em 2013 quando foi implantado o Sistema Integrado de Gestão Urbana (SGU), que permitiu a integração e informatização de todos os procedimentos da Seplan.