Projeto “Verão em Movimento” atrai atletas e pessoas que buscam iniciação esportiva em Lauro de Freitas

 Projeto “Verão em Movimento” atrai atletas e pessoas que buscam iniciação esportiva em Lauro de Freitas

O sol não apareceu, mas a Praia de Ipitanga ficou bastante movimentada, neste sábado (25), com a realização da segunda edição do projeto “Verão em Movimento”. Diversas modalidades esportivas ocuparam a orla da praia de Lauro de Freitas, com a atração de atletas e outras pessoas para as práticas de esportes e lazer. As atividades de surf e beach soccer ocorreram em formato de campeonato dentro do evento. 

Quem visitou a Praia de Ipitanga pôde participar gratuitamente das práticas de taekwondo, jiu-jitsu, basquete, futevôlei, zumba, fitdance, calistenia, ginástica rítmica, skate, surf, funcional e outros, além de jogos e brinquedos que fizeram a diversão da garotada. O projeto “Verão em Movimento” é uma organização da Secretaria Municipal de Trabalho Esporte e Lazer (Setrel).

De acordo com o secretário da Setrel, Uilson Souza, o evento movimentou a presença de aproximadamente mil pessoas. “As ações do projeto começaram às 9h e passaram do meio dia, com a participação de atletas de várias modalidades e outras pessoas que vieram conhecer e participar das práticas esportivas. Temos aqui um conjunto de atividades que desenvolvemos com parcerias para movimentar as praias do município”, disse. 

Entre o circuito de práticas esportivas formado na orla, a calistenia, um conjunto de exercícios físicos nos quais se usa o peso do próprio corpo, chamou a atenção de visitantes. Atleta desse treinamento há cinco anos, Antoniel Araújo explica que para praticar a calistenia basta ter vontade. “Fazemos diversos treinos de sobrecarga, que aos poucos vai desenvolvendo a resistência muscular”, disse. 

Campeonatos 

O projeto Verão em Movimento abriu espaço para a realização de campeonatos. Entre eles, a 1ª etapa do Circuito Municipal de Surf, que reuniu 64 participantes em quatro categorias (surf, handsurf, bodyboard e feminino). Segundo Gil Matos, da Associação de Surf da Praia de Ipitanga, o campeonato pontua para o ranking municipal. “Os pontos vão se acumulando a cada etapa e na segunda vamos incluir as categorias de longboard, open e master”, disse.

Fora da água, mas com os pés na areia, a etapa municipal do Campeonato de Beach Soccer, em parceria com a Federação Baiana de Beach Soccer, reuniu oito times da categoria sub-17, com partidas de 15 minutos no formato mata-mata. O campeonato premiou os dois primeiros colocados. Participaram times dos bairros de Portão, Capelão, Itinga, Centro, Vida Nova e Lagoa dos Patos. 

Parceiros

A realização do projeto contou a participação das Federações Baiana de Ginástica, Esportiva Baiana de Taekwondo, Baiana de Karatê, Baiana de Jiu-Jitsus e MMA, além das Associações de Escolinhas (futebol) e Missão Surfista de Cristo, a Liga Municipal de Basquete de Lauro de Freitas, AKTKD, Equipe Corpo e Mente de Jiu-Jitsu e Skate em Ação.

Presidente da Federação Baiana de Ginástica, Evelin Lobo destaca que Lauro de Freitas é uma cidade que respira esporte. “A realização desse projeto é importante porque os moradores se sentem pertencentes, sabem que estão sendo cuidados, além de que o esporte estimula o bem-estar, a qualidade de vida. Isso aqui aproxima as pessoas a conhecerem as modalidades esportivas, a visualizar como são as aulas, e com isso ganhamos mais adeptos”, pontuou. 

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.