Obras do Sistema de Esgotamento Sanitário de Lauro de Freitas alcançam 35% dos serviços executados
As obras de esgotamento sanitário seguem a todo vapor no município de Lauro de Freitas e já realizou 35% dos serviços projetados na 1ª etapa. A intervenção abrange um conjunto de ações que irão impactar diretamente na saúde pública, melhor qualidade de vida da população, redução das doenças e preservação do meio ambiente. As obras estão sendo executadas pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), em parceria com a Prefeitura Municipal. O investimento total é de R$ 133.200.000,00 e beneficiará 80% da população. A previsão para término desta etapa é no primeiro semestre de 2024.
A empresa contratada para a intervenção é a Pejota Construção e Serviço LTDA, que conta com o apoio logístico da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA). Até o momento, já foram executados mais de 33 mil metros de redes coletoras, 15 mil metros de redes auxiliares e mais de dois mil ramais de ligação. A implantação das estações elevatórias também estão a todo vapor. São 12 estações nesta 1ª etapa que serão responsáveis por todo o processo de tratamento do esgoto, onde a água captada será tratada e purificada. De acordo com o gestor da SEINFRA, Roque Fagundes, essas obras representam muito mais do que infraestrutura, representam saúde e desenvolvimento da sociedade como um todo.
“O saneamento básico é um investimento que trará grandes resultados para a nossa cidade. O novo marco regulatório impõe que todas as grandes cidades tenham implantado o esgotamento sanitário até 2033. É uma intervenção necessária, principalmente aqui em Lauro, uma cidade que é cortada por cinco rios. Após essas obras, a população de Lauro vai ter mais qualidade de vida. Com todo o processo de tratamento, também estaremos cuidando do meio ambiente. As obras geram transtornos passageiros, mas irão trazer muitos benefícios”, comentou.