“Aguardando deliberação nacional”, pontua Jerônimo sobre impasse do piso da enfermagem

 “Aguardando deliberação nacional”, pontua Jerônimo sobre impasse do piso da enfermagem

Jerônimo Rodrigues (PT), governador da Bahia, pontuou, em coletiva de imprensa no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na última quarta-feira (10), que está aguardando a deliberação nacional para resolver o impasse do piso da enfermagem no estado.

Porque não está claro ainda se é sobre o vencimento ou se é sobre o conjunto dos rendimentos da enfermagem. Nós estamos aguardando. O que vier de decisão nacional, nós vamos apurar e ver as condições reais da forma como trataremos esse tema”, garantiu o petista.

No último dia 26, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) analisou a aprovação do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 5/2023, que regulamenta a Emenda Constitucional 127 e abre o caminho para o rateio de recursos para o pagamento do piso da enfermagem, que foi votado pelo Congresso, em sessão conjunta, no mesmo dia.

O projeto abre ao Orçamento da Seguridade Social da União, em favor do Ministério da Saúde, crédito especial no valor de R$ 7,3 bilhões para assistência financeira complementar aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios para o pagamento do piso salarial dos profissionais da enfermagem.

“Essa votação é uma homenagem a essa categoria que nos recebe no nascimento e nos acompanha até os momentos mais difíceis da saúde. É de fato é algo muito importante, pois se trata de uma categoria numerosa, quase dois milhões de trabalhadores, mulheres em ganhando R$ 1.450 – quem tem nível superior. E tem os técnicos e auxiliares ganhando menos do [salário] no mínimo. Isso no setor privado, especialmente”, afirmou Alice com exclusividade ao BNews.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.