Negociações de campanhas salariais com o SINDACS e ASSEPMULFE em Lauro de Freitas avançam positivamente
As negociações de campanhas salariais de trabalhadores do município de Lauro de Freitas com a gestão municipal avançaram nesta terça-feira (27). Em duas rodadas de reuniões no CALF, a prefeita Moema Gramacho deliberou reivindicações com representantes do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Sindacs-BA) e do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Lauro de Freitas (Assepmulfe-BA).
A prefeita de Lauro de Freitas destacou que em ambas as reuniões foram avaliados os acordos anteriores e feitas as propostas. “As duas reuniões foram muito produtivas e positivas. Tudo feito dentro do que o município prevê, com sua capacidade de pagamento, e ao mesmo tempo em atendimento às principais demandas dos trabalhadores representados por esses dois sindicatos”, relatou Moema.
Para Robson Góes, coordenador geral do Sindacs que participou da primeira reunião, a categoria dos agentes de endemias saiu vitoriosa. “Conseguimos definir a questão do escalonamento da nossa progressão, onde ficou acertado 4,5% em julho e 4,5% em setembro, além da manutenção dos retroativos até abril de 2024. O auxílio fardamento ficou garantido e o encaminhamento de uma lei para a aprovação da Câmara de Vereadores”, disse.
Clovis Reis, diretor do Assepmulfe, também considerou que houve avanço nas negociações. “Para a campanha salarial de 2023, a gente entende que o momento da conjuntura é difícil, mas a prefeita pautou uma proposta que a gente pode levar para a categoria com aquilo que já foi compactuado desde o último acordo e vamos colocar em assembleia. Entendemos a dificuldade, mas estamos conseguindo essa perspectiva de reajuste a partir do que foi acordado”, detalhou.