Intervenções do Canal Caji da Urbis em Lauro de Freitas estão em fase de conclusão
As intervenções integradas para o manejo de águas pluviais no Rio Ipitanga, na Rua Jaime Vieira Lima, em Lauro de Freitas, realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) em parceria com a Prefeitura, estão em fase de conclusão. A previsão é de que a obra seja finalizada e entregue até o final deste mês.
A boa notícia veio enquanto os secretários municipais de Infraestrutura, Geraldo Mascarenhas e de Gabinete, Luiz Maciel, percorriam os canteiros na tarde desta segunda-feira (03), avaliando o andamento das intervenções, especificamente no trecho próximo ao antigo Maxx Atacado. “Essa obra faz parte do projeto de macrodrenagem realizado na região e contribuirá de forma eficiente para a drenagem das águas das chuvas até desaguar no rio”, destaca Mascarenhas.
O fiscal da Conder, Jorge Lima, explica que o canal foi alargado para garantir a fluidez. “Esse canal recebe contribuições de águas pluviais de três comunidades (Vida Nova, Caji e Jardim Ipitanga), são mais de 1600 m². Os canais existentes estavam subdimensionados, então essa nova estrutura terá maior suporte para evitar alagamentos”, disse.
Ao todo são previstos o alargamento com a substituição de manilhas por galerias em oito canais, entre eles o Canal do Japonês e da Lagoa dos Patos que também foram vistoriados. “Essas obras vão resolver vários pontos de alagamento na cidade. Esse trecho já sente a diferença mesmo com a obra ainda em fase de conclusão. Nós teremos a resolução de uma vez por todas nesta região”, enfatiza Luiz Maciel.