Hassan homenageia Itaquara pelos 97 anos de emancipação política

 Hassan homenageia Itaquara pelos 97 anos de emancipação política

O município de Itaquara, conhecido como um dos maiores produtores de maracujá do estado da Bahia, completa nessa quarta-feira (19) 97 anos de emancipação política. A data foi lembrada e festejada pelo deputado Hassan (PP) que homenageou a cidade e seus habitantes com uma moção de aplausos, através da Assembléia Legislativa da Bahia (Alba), destacando a força dos taquarenses. “Sinto-me feliz e honrado em celebrar a emancipação desse município, reconhecendo sua historia e o esforço da população em prol do crescimento e desenvolvimento da região”, disse Hassan.

Hassan lembra que a história de Itaquara, termo de origem tupi que significa ‘toca de pedra’, da junção de itá (pedra) e kûara (toca), não se remonta a eras longínquas, pois o seu início data de pouco mais de um século. Os primórdios da vida social, com o primeiro agrupamento de casas rústicas, teriam surgido depois da abertura da grande estrada, aberta pelo bandeirante Manoel de Sousa Santos e seus filhos, que partindo do litoral, demandava a cidade de Vitória da Conquista e se comunicava com o norte de Minas.

No século XIX, Dom João VI concedeu uma sesmaria na região ao bandeirante Manoel de Souza Santos, formando assim um povoado chamado “Caldeirão do Diogo”, baseado no comércio de gado. Em 1918, foi criado o distrito de Caldeirão, pertencente ao município de Areia. Já no ano de 1924, o distrito passou a fazer parte do município de Santa Inês.

O município foi criado com território desmembrado do município de Santa Inês, por força da lei Estadual de 19 de julho de 1926, com a denominação de Itaquara.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.