Lauro de Freitas se consolida entre as cinco melhores cidades da Região Nordeste em serviços urbanos e qualidade de vida
Destaque na geração de empregos e considerada uma ótima cidade para fazer negócios, Lauro de Freitas se consolidou entre as cinco melhores da Região Nordeste em serviços urbanos e qualidade de vida, de acordo com um levantamento da Bright Cities, plataforma tecnológica que avalia serviços urbanos prestados por municípios no Brasil. O estudo, que avaliou cidades com mais de 100 mil habitantes, utilizou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No ranking da Região Nordeste, a cidade de Sobral, no Ceará, ficou com a primeira posição, seguida de Recife (PE), Barreiras e Lauro de Freitas (BA), e Aracaju (SE). O levantamento da Bright Cities também avaliou os estados do país e a Bahia ficou em segundo lugar no Nordeste em serviços urbanos e qualidade de vida. O estudo auditou 40 indicadores essenciais e de apoio dos 326 municípios participantes.
Para considerar o ranking de melhores cidades em serviços urbanos e qualidade de vida, a Bright Cities uniu indicadores como prosperidade, gestão, bem-estar, segurança e infraestrutura e serviços básicos, além de considerar dados econômicos, número de novas patentes, emprego em tempo integral, conectividade aérea, população da cidade vivendo abaixo de pobreza, número de acessos à internet e a celular.
O resultado do estudo que consolidou Lauro de Freitas entre as melhores cidades em serviços urbanos e qualidade de vida foi comemorado pela prefeita Moema Gramacho. “Este reconhecimento demonstra o quanto o município vem se desenvolvendo, com inclusão social, geração de emprego e renda, e sustentabilidade. Para nós é uma honra estar entre as cinco melhores do Nordeste. E vamos continuar trabalhando para que o município avance cada vez mais”, relatou.
Outros destaques
No ano passado, o município de Lauro de Freitas ficou entre as 100 melhores cidades do Brasil para fazer negócios, no setor de serviços, segundo estudo realizado pela consultoria Urban Systems e publicado pela revista Exame. Apenas três cidades baianas se destacaram nesse ranking setorizado. Lauro de Freitas ocupa a posição 83º da lista, com uma nota geral de 2,337.
Também em 2022, Lauro de Freitas foi considerada a segunda cidade brasileira que mais abriu postos de trabalho. O município teve 36,4 vagas por mil habitantes em idade de trabalhar. Quem destaca é a LCA Consultores, empresa especializada em consultoria econômica, com base em um levantamento de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).