Governo adota medidas para esclarecer morte de Mãe Bernadete; confira
Após a morte de Mãe Bernadete, o governo do estado adotou uma série de medidas para dar apoio à comunidade da religiosa e apurar o crime. A ialorixá foi morta na noite de quinta-feira (17), por dois criminosos armados que invadiram o Quilombo de Pitanga dos Palmares, em Simões Filho. Confira as medidas adotadas até agora:
1. Ainda na quinta-feira, o governador Jerônimo Rodrigues prestou solidariedade a familiares e amigos e determinou que as Polícias Militar e Civil se deslocassem imediatamente ao local do crime e fossem firmes na investigação. Os secretários Felipe Freitas (Justiça e Direitos Humanos – SJDH), ngela Guimarães (Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais – Sepromi), Marcelo Werner (Segurança Pública – SSP) e Fabya Reis (Assistência e Desenvolvimento Social – Seades) também passaram a se dedicar ao caso e prestar apoio à família e à comunidade.
2. No dia seguinte ao crime, em agenda no interior do estado, o governador determinou a abertura de um trabalho conjunto das forças de Segurança para a investigação do caso.
3. O presidente Lula (PT), o ministro Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública) e a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, ligaram para o governador prestando apoio e se colocando à disposição para cooperar na apuração do caso.
4. Ainda em agenda em Antônio Gonçalves, Jerônimo reforçou o empenho do governo do estado e ordenou que todas as medidas necessárias para esclarecer o caso fossem tomadas.
5. SSP, Sepromi, SJFS e Seades se encontraram com representantes do governo federal e das polícias Civil e Militar, em uma reunião extraordinária para tratar a apuração do caso.
6. Para prestar apoio e acompanhar a investigação, uma comitiva formada por integrantes dos governos estadual e federal visitou, na última sexta-feira (18), o Quilombo Pitanga dos Palmares, onde Mãe Bernadete morava e foi assassinado.
7. No sábado (19), o governador, acompanhado da primeira-dama Tatiana Velloso, foi ao velório de Mãe Bernadete, e depois passou o dia em uma série de reuniões sobre o caso.