Jerônimo se reúne com Polícia Civil para cobrar celeridade no caso de Mãe Bernadete
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) se reuniu com representantes da Polícia Civil para pedir mais celeridade na resolução do caso de Mãe Bernadete, líder quilombola assassinada dentro da própria casa, em Simões Filho, no mês de agosto. O encontro foi publicado nas redes sociais do chefe do Executivo estadual, que ressaltou o compromisso da gestão em findar o crime.
“Em reunião com a Polícia Civil da Bahia, enfatizamos a importância de dar celeridade às investigações do trágico assassinato de Mãe Bernadete. Nosso governo está comprometido em monitorar para garantir justiça e segurança para todos os baianos e baianas”, escreveu.
A líder quilombola foi assassinada no dia 17 de agosto, no Quilombo Pitanga dos Palmares, onde vivia. Na oportunidade, a também ialorixá foi executada com 12 tiros no rosto e outros 10 no tórax.
O assassinato de Mãe Bernadete aconteceu a pouco mais de uma semana do seu encontro com a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, em que relatou que estava sendo ameaçada e pediu ajudar da última instância judicial. A líder quilombola estava sob salvaguarda do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH) do Governo Federal. O caso gerou comoção nacional.