Posto Avançado de Vacinação, em Lauro de Freitas, recebe visita de diretor do Ministério da Saúde
O Posto Avançado de Vacinação de Lauro de Freitas (PAV), um dos equipamentos de imunização mais modernos e bem equipados da Bahia, recebeu na tarde desta quinta-feira (19), a visita do diretor do Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Eder Gatti.
Ao lado do secretário municipal de Saúde, Augusto César Pereira e da coordenadora de Imunização da SESAB, Vânia Rebouças, Eder visitou as instalações do Posto localizado no segundo piso do Parque Shopping Bahia. A unidade possui duas salas, uma para informações, consulta ou emissão do Cartão SUS e a outra destinada à aplicação das doses.
Encantado com a estrutura e a organização do espaço, Eder resumiu o que viu com uma só palavra: inovador. “São equipamentos como estes que precisamos referenciar para todo Brasil. Essa estrutura é um estimulo para que as pessoas venham se vacinar ainda mais nesse momento que o estado mobiliza um esforço para aumentar as coberturas vacinais e proteger a população. Essa experiência de Lauro de Freitas neste posto é inovadora”, falou.
Atualmente Lauro de Freitas possui 17 salas de imunização. O Posto Avançado de Vacinação é o equipamento que mais aplica doses do calendário nacional no município. Inaugurado em julho deste ano, o PAV imunizou 2.964 pessoas no mês de agosto e em setembro foram 2.319. “Iniciativas como esta precisam ser replicadas em todo território baiano. Precisamos ampliar cada vez mais o acesso a vacinação e isso inclui a extensão dos horários de funcionamento das unidades e dias mais flexíveis”, destacou Vânia Rebouças.
O PAV funciona de segunda-feira à sábado, das 10h às 20h. Além de imunizações do calendário, a unidade também oferta vacinas de campanha como Influenza e Covid-19. Para receber qualquer dose de proteção é necessário apresentar documento oficial de identificação, caderneta de vacinação e Cartão SUS. “Oferecer serviço de saúde com qualidade é uma premissa desta gestão. Estamos mostrando que Lauro de Freitas está contribuindo para que a população brasileira possa se vacinar”, reforçou o secretário César.