Iª Feira de Empreendedores Afrodescendentes, em Lauro de Freitas, fomenta economia no Novembro Negro; ação continua neste sábado (18)
A Praça Martiniano Maia, no Centro de Lauro de Freitas, foi o local escolhido para a realização da Iª Feira de Empreendedores Afrodescendentes, projeto que faz parte do calendário de ações do ‘Novembro Negro’ promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEPADHIR) e em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE-BA).
A ação, realizada nesta sexta-feira (17) e sábado (18), das 9h às 19h, atraiu dezenas de empreendedores de diversos ramos que fizeram a exposição de seus produtos. Crochês, sabonetes, roupas, bijuterias, tapetes, alimentos, entre outros, foram colocados à venda para o público.
A oportunidade é classificada como necessária pelo superintendente de Promoção da Igualdade Racial (SUPPIR), Adilton Ferreira, que falou sobre a atividade. “Está dentro do calendário do Novembro Negro, que compreende uma série de atividades em nosso município. É uma iniciativa para promover que esses pequenos empreendedores tenham a possibilidade de trabalhar de forma mais exposta. Entendemos que esses empreendedores precisam sair do anonimato. Então, em parceria com o Governo do Estado, estamos proporcionando a Iº Feira de Empreendedores Afrodescente. Precisamos fomentar essa ação em todo o município, em sua maioria mulheres, chefes de família. É muito gratificante ver esse projeto acontecer”, declarou Ferreira.
A empreendedora Ana Borges, de 60 anos, gostou da iniciativa promovida pela Prefeitura. Dona do ‘Ana Crochês’, no Instagram, ela teve a oportunidade de sair das redes e mostrar o seu trabalho feito à mão. “É simplesmente maravilhoso poder sair das redes e mostrar meu trabalho ao vivo. Com essa exposição, a gente consegue fazer isso. Eu espero que não seja uma ação pontual, mas sim que aconteça sempre. As pessoas precisam saber que no município existem empreendedores que fazem um excelente trabalho. Com a divulgação, o boca a boca, o público vai aproveitar mais”, projetou Ana.