Brasil pode registrar número recorde de casos de dengue em 2024, alerta Ministério da Saúde

 Brasil pode registrar número recorde de casos de dengue em 2024, alerta Ministério da Saúde

Segundo estimativa do Ministério da Saúde, o número de casos de dengue no Brasil pode chegar a 5 milhões em 2024. A secretaria de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel, afirmou em coletiva de imprensa realizada em dezembro, que a projeção do número de casos da doença este ano no país varia de 1,7 milhão até 5 milhões, com uma média de 3 milhões.

As projeções foram feitas em uma parceria entre a pasta e o InfoDengue, da Fiocruz, e mostram que o aumento de casos se deve a uma combinação de fatores, em especial calor e chuva intensos, e ao ressurgimento dos sorotipos 3 e 4 do vírus no Brasil. Atualmente, os quatro sorotipos da doença (1, 2, 3 e 4) circulam no país, em uma situação considerada “incomum”, segundo Maciel.

O Ministério da Saúde informou que o Centro-Oeste deve encarar um cenário epidêmico. Também há risco de epidemia no Sudeste, em especial Minas Gerais e Espírito Santo. No Sul, o principal estado de risco é o Paraná. Já no Nordeste, a expectativa é que o cenário não chegue a um nível epidêmico, apesar do aumento dos casos.

Em 2023, o Brasil bateu o recorde de ano com mais mortes causadas pela dengue. De acordo com o painel de monitoramento das arboviroses, mantido pelo Ministério da Saúde, são 1.079 óbitos confirmados até o último dia 27, além de outros 211 que estão em investigação. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, alertou, em coletiva de imprensa realizada em dezembro, que cerca de 74% das larvas do mosquito são encontradas próximas às residências e no entorno das casas.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.