Operação cumpre mandados em presídios baianos
Mandados de prisão e busca e apreensão são cumpridos no sistema prisional de quinze cidades baianas, nesta quinta-feira (23). A Operação Premium Mandatum tem como alvos integrantes de uma organização criminosa com atuação no interior do estado e na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
De acordo com o Ministério Público, as investigações tiveram início após a prisão de um suspeito em 2021, na cidade de Senhor do Bonfim, apontado como uma das lideranças do tráfico de drogas na região norte do estado. Além disso, ele ordenava crimes de dentro do presídio.
“As investigações identificaram o modus operandi da organização criminosa, os líderes do grupo na Bahia e como era desenvolvido o tráfico de entorpecentes dentro e fora dos presídios. Os alvos da operação são investigados pelos crimes de tráfico, associação para o tráfico, organização criminosa, homicídios e comércio ilegal de armas de fogo”, informou o MP.
A operação conta com cinco promotores de Justiça e 27 agentes do Grupo de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais do Norte (Gaeco), entre servidores e militares, além de 200 policiais civis.