Lauro de Freitas recebe vacina contra Covid e aplicação começa nesta quarta-feira (05); confira público alvo
A partir da próxima quarta-feira (05), a imunização contra a Covid em Lauro de Freitas ganhará um reforço, com o início da aplicação das 1.120 doses da vacina XXB, que o município irá receber por meio do Ministério da Saúde.
A vacina estará disponível, inicialmente, apenas para os grupos prioritários: crianças entre 6 meses e menores de 5 anos; idosos de 60 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência; imunocomprometidos; Indígenas vivendo em terra Indígena; indígenas vivendo fora da terra Indígena; Ribeirinhos; Quilombolas; gestantes e Puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; pessoas privadas de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; e pessoas em situação de rua.
O imunizante monovalente, XBB, produzido pela Moderna, é mais eficaz no combate à variante XBB.1.5, responsável, atualmente, pelo maior número de casos e de internações no Brasil e no exterior.
De acordo com Rita Menezes, Superintendente de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), “o objetivo da imunização tanto da covid, quanto da Influenza é reduzir ao máximo as possíveis síndromes respiratórias e, como consequência, uma redução de atendimento nas emergências e hospitais, considerando que temos as festas juninas nesse período”.
Para que possa ser imunizado com a nova vacina, é necessário que a pessoa tenha tomado a última dose, de qualquer imunizante contra a covid, há mais de três meses. Já pessoas com mais de cinco anos, que não fazem parte do grupo prioritário e que ainda nunca tenham se vacinado contra o coronavírus, poderão tomar uma dose da XBB.
Os interessados podem se dirigir ao posto avançado de vacinação no Parque Shopping, das 8h às 20h, de segunda a sábado, ou a uma das 16 USFs de saúde do município, das 8h às 15h, de segunda a sexta-feira.
Grupos prioritários:
-
Crianças entre 6 meses e menores de 5 anos;
-
Pessoas de 60 anos ou mais;
-
Pessoas vivendo em instituições de longa permanência;
-
Pessoas imunocomprometidas;
-
Indígenas vivendo em terra Indígena;
-
Indígenas vivendo fora da terra Indígena;
-
Ribeirinhos;
-
Quilombolas;
-
Gestantes e Puérperas;
-
Trabalhadores da saúde;
-
Pessoas com deficiência permanente;
-
Pessoas com comorbidades;
-
Pessoas privadas de liberdade;
-
Funcionários do sistema de privação de liberdade;
-
Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas;
-
Pessoas em situação de rua