Agentes da Guarda Municipal de Lauro de Freitas passam por capacitação para captura de animais silvestres
Os agentes da Guarda Municipal de Lauro de Freitas participaram na manhã desta terça-feira (4) de um curso de capacitação para captura de animais silvestres. A atividade aconteceu na sede da Unidunas (Parque das Dunas), na Praia do Flamengo. A iniciativa, do Grupo Especial de Proteção Ambiental Guarda Civil Municipal de Salvador (GEPA Salvador), tem por objetivo somar, ampliar e fortalecer a rede de proteção ambiental em diversos municípios do estado.
Para Derival Mercês, coordenador e comandante da Guarda Municipal, o curso é uma oportunidade para que a corporação possa auxiliar no atendimento ambiental no município. “Entendemos que o curso é de suma importância pela conservação e proteção do meio ambiente, por essa razão temos nos esforçado para viabilizar esse curso de extrema importância. Já tivemos um grupo formado que realiza esse procedimento. Estamos buscando agora capacitar mais profissionais para que possamos atuar o mais rápido o possível, sendo mais um braço para cooperar com o meio ambiente dentro do nosso município”, explicou Mercês.
A inspetora Ivonildes Barros, integrante da equipe, aposta no fortalecimento do conhecimento para seguir na jornada profissional. “O curso está sendo bem proveitoso. Estamos aprendendo sobre as leis ambientais, como elas podem ser aplicadas. Estamos buscando conhecimento, o que vai servir de bagagem, já que também apoiamos os fiscais de meio ambiente do município. Seguiremos na jornada”, disse a profissional.
Responsável por ministrar a palestra, Robson Pires, comandante do GEPA Salvador, classifica como fundamental essa ampliação e fortalecimento da rede em todo o território. “Nós temos um programa de formação de unidades ambientais dentro das guardas. Lauro de Freitas, por ser um município vizinho e parceiro, solicitou o treinamento. O curso versa sobre o meio ambiente, as leis e as questões ambientais acerca da proteção. A intenção é fortalecer e somar com essa rede de proteção ambiental dentro do estado da Bahia”, pontuou o comandante.