“Cenário de guerra”: Tancredo Neves fica sem internet, sem onibus e com escolas vazias

 “Cenário de guerra”: Tancredo Neves fica sem internet, sem onibus e com escolas vazias

Nesta semana os moradores de Tancredo Neves vivenciaram momentos de terror por três noites seguidas. Intensos confrontos entre as facções criminosas Comando Vermelho e Bonde do Maluco, transformaram o bairro numa verdadeira Faixa de Gaza. Em vídeo, moradores registraram o momento em que os criminosos utilizam uma granada na tentativa de acertar os rivais. Também é possível ouvir uma enxurrada de disparos de arma de fogo e o “pós confronto” é marcado por destruição e cápsulas de bala espalhadas pelo chão, como mostra um vídeo feito por um morador que descreve a cena como um “cenário de guerra”.

Nas primeiras horas da manhã de terça-feira (18), quem precisou acordar cedo para trabalhar foi surpreendido com a falta de ônibus na localidade. A Secretaria de Mobilidade (Semob) informou que naquele dia, o final de linha do bairro havia sido realocado para o Conjunto Arvoredo. No entanto, poucas horas depois a circulação foi retomada, mas não durou muito tempo. 

Na manhã desta quarta-feira (19) os moradores da Engomadeira, Arenoso e Tancredo Neves tiveram novamente o acesso ao transporte público interrompido, após novos registros de ataques que duraram aproximadamente quatro horas. 

Uma moradora que por motivos de segurança preferiu não se identificar, contou em entrevista ao Se Ligue Bahia sobre a sensação de viver no centro do conflito.

“Estamos andando com medo, quando a noite chega já ficamos esperando o tiroteio começar. Temos medo de mandar os filhos pra escola, não tem ônibus pra trabalhar. A gente tá vivendo numa verdadeira guerra e nunca dá pra saber como vão estar as coisas quando a gente voltar pra casa”, contou.

Apesar do conflito, a Secretaria Estadual da Educação não suspendeu as aulas nas escolas do ensino médio da localidade. No entanto, o Núcleo Territorial de Educação de Salvador e Região Metropolitana (NTE 26), informou por meio de nota que embora as aulas tenham sido mantidas, as salas registraram baixa frequência dos alunos. Vale ressaltar que as escolas municipais já estão sem aulas devido ao período das festas juninas.

Sem sinal de internet

Além da suspensão do transporte público, quem vive no bairro também precisou lidar com outro problema: mais de 270 moradores perderam o acesso à internet, porque disparos atingiram os cabos de distribuição da rede. 

Equipes que trabalham com fornecimento de internet no bairro precisaram trabalhar durante todo o dia para restabelecer a conexão dos clientes. Nas redes sociais alguns internautas aproveitaram para fazer desabafos sobre a situação.

“Tô rezando pra Tancredo Neves voltar ao normal. Faz três dias que eu não durmo direito”, disse um usuário. 

 

“Passei pelo Tancredo cinco e pouca da manhã e só escutei a granada. O motorista mudou a rota ontem pelas Barreiras. Foi Deus mesmo, quase não tinha gente na rua. O ônibus que normalmente é lotado, não tinha nem dez pessoas”, comentou outro.

Cidade Violenta

Nesta semana foi divulgado dados do Atlas da Violência apontando que das 20 cidades consideradas as mais violentas do Brasil, 11 são baianas. Salvador ocupa a nona posição com uma taxa de homicídios de 66,4 para cada 100 mil habitantes. 

O levantamento levou em conta dados coletados em 2022, e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) se manifestou por meio de nota afirmando que do dia 1° de janeiro do ano 15 de junho de 2024, houve uma redução de 11% no número de mortes violentas no estado, e que quando comparado os anos de 2022 e 2023 a redução chega a 6%.

A pasta também ressaltou em nota que estão sendo realizadas ações para localizar criminosos e apreender armamentos, a fim de restabelecer a ordem.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.