Haddad cancela viagem à Europa e foca em cortes de gastos com Lula e Rui Costa

 Haddad cancela viagem à Europa e foca em cortes de gastos com Lula e Rui Costa

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, cancelou sua viagem à Europa para se dedicar à agenda de cortes de gastos, após pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Haddad se reúne hoje com Lula e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para discutir limites de despesas no novo arcabouço fiscal.

O governo avalia incluir gastos obrigatórios no limite de crescimento de despesas, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Estão em análise ajustes para evitar fraudes e ampliar recursos do Fundeb para o piso de educação.

Outras medidas incluem reduzir obrigações com o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e revisar despesas como seguro-desemprego e ProAgro, para diminuir a pressão orçamentária.

Com a alta do dólar, que fechou a semana passada a R$ 5,87, o governo quer estabilidade. Haddad também planeja uma proposta de Emenda à Constituição para viabilizar o pacote de cortes, aproveitando uma PEC já em tramitação no Congresso.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.