Rui Costa coloca nome à disposição para o Senado em 2026 e diz que Lula definirá candidatura

 Rui Costa coloca nome à disposição para o Senado em 2026 e diz que Lula definirá candidatura

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que seu nome está disponível para uma possível candidatura ao Senado pela Bahia nas eleições de 2026. Entretanto, Rui informou que a decisão só será tomada no próximo ano, após conversar com o presidente Lula.

“Isso será batido o martelo no ano que vem, num diálogo que terei com o presidente para definir essa questão da candidatura, mas meu nome está disponível sim para contribuir com o projeto”, declarou durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, na manhã desta quarta-feira (22).

Rui também afirmou que, no momento, está focado nos projetos do governo federal ao lado do presidente Lula. “Eu hoje cumpro uma missão que me honra muito, que é estar no cotidiano ao lado do presidente, participando da articulação com outros ministros.

Chapa puro-sangue

No início do mês, o senador Jaques Wagner (PT) revelou o desejo de uma chapa puramente petista para o pleito de 2026, com Rui Costa e Jerônimo Rodrigues (PT) como candidatos. A declaração gerou reações na base aliada. O ex-ministro e cacique do MDB na Bahia, Geddel Vieira Lima, logo se manifestou, afirmando que o MDB quer continuar na chapa em 2026.

O senador Angelo Coronel (PSD), por sua vez, ironizou a proposta de Wagner e compartilhou um vídeo em suas redes sociais insinuando que alguns aliados estariam tentando “passar a rasteira” nele. “Chegou o Coronel fitness. Olha, estou me preparando. Tem gente querendo me passar a rasteira aí. Então, eu tenho que estar em forma, fisicamente e mentalmente. Vem com a gente! Vem me proteger, gente. Vem ligeiro, pelo amor de Deus”, disse Coronel no vídeo.

Após as polêmicas geradas pelas declarações dos partidos coligados, o governador Jerônimo Rodrigues minimizou a situação e garantiu que trabalhará para manter a união do grupo governista em 2026. Em declaração ao Bahia.ba, o senador Otto Alencar (PSD) também afirmou que a formação da chapa só será discutida em 2026, garantindo que não haverá racha dentro da base aliada.

 

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.