Celebrações à Iemanjá levam centenas de pessoas à Praia de Buraquinho
A Praia de Buraquinho exalou, logo nas primeiras horas da manhã deste domingo (2/2), o cheiro de alfazema, em homenagem ao Dia de Iemanjá. Celebrado por centenas de pessoas, entre moradores e turistas, as celebrações à Rainha do Mar foram marcadas por fé, emoção e uma alvorada de fogos que anunciava a chegada dos presentes.
Fiéis, membros das religiões de matriz africana e pescadores, acompanharam a saída das embarcações. Anderson Santana de Assis, conhecido popularmente como Pepi, presidente há quatro anos da Colônia Z-57 de Buraquinho, falou do processo de organização da festa. “Estamos há dois meses organizando esta festividade com os pescadores e o Terreiro São Jorge. Para nós é um momento gratificante de podermos saudar a Rainha das Águas e a cada ano nos esforçamos para que a festa fique ainda melhor”, disse.
Moradora de Ilhéus, Natália Pereira, não deixa de participar das festas em homenagem a Iemanjá, na Praia de Buraquinho. “Há dois anos uma amiga me apresentou esta celebração e eu fiquei encantada. Desde então não deixo de vir e agradecer pelas bençãos alcançadas”, disse a turista ao acrescentar que, “a data é ainda mais especial pois é o dia que comemoro o meu aniversário”.
O evento foi organizado pela Colônia de Pescadores de Lauro de Freitas, com o apoio da Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro (FENACAB). Como é característico na Bahia, em paralelo às atividades sagradas e religiosas, com seus rituais, oferendas e homenagens, a Festa de Iemanjá também tem uma programação festiva. Por volta das 10h artistas iniciaram apresentação de shows para garantir a alegria do público presente. Para abrir a programação, Samba de Jorge colocou todos para sambar; ao longo do dia os grupos Liziane, Samba R-13, Genezio e Pepe pagode garantirão a animação dos festejos.
O encontro contou com a presença da prefeita Débora Régis, do deputado estadual Pedro Tavares, de secretários municipais e vereadores da Casa Legislativa.