Bruno Reis fala sobre Plano de Segurança e anuncia câmeras nos uniformes da Guarda Municipal
Apesar da segurança pública ser de responsabilidade do governo estadual, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) disse, durante discurso na abertura das atividades legislativas da Câmara de Salvador, que a gestão municipal vai aumentar a participação na área.
De acordo com o prefeito, entre as ações previstas, está a criação do Plano Municipal de Segurança, que está em fase de construção e deve ser concluído até o final do primeiro semestre. Ele também anunciou que a Guarda Civil Municipal (GCM) passará a usar câmeras nos uniformes.
“Ele (o plano) traz um diagnóstico da situação da segurança, os problemas e como a prefeitura, que tem limitações operacionais e constitucionais, pode atuar para ajudar no enfrentamento a essa questão. A partir desse plano, por exemplo, nossa Guarda Municipal, que já é armada, terá o sistema de câmeras corporais”, explicou Bruno Reis, durante entrevista coletiva.
“Por esse plano, poderemos reforçar a parceria federal e a participação de Salvador no Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Vamos poder aumentar as iniciativas bem-sucedidas e inovar em investigação, integração com as demais forças e modernização dos equipamentos. Eu vou comandar diretamente o Plano Municipal de Segurança. E nossas principais armas serão treinamento e inteligência, com o auxílio poderoso da infraestrutura digital soteropolitana, que não para de avançar”, acrescentou.
O mandatário soteropolitano também comentou sobre projetos realizados nos últimos quatro anos para a área de segurança. Foram citadas ações como a Patrulha Escolar e a Patrulha Guardiã Maria da Penha. Neste último, agentes da Guarda Civil Municipal atuam na prevenção e no atendimento dos casos de violência doméstica e familiar contra as mulheres.
Também foram citadas a criação da Casa da Mulher Brasileira e de unidades de acolhimento à mulher em situação de violência, além da instalação de 1900 câmeras e do aumento da presença da GCM no Centro Histórico.