Papa Francisco segue em estado crítico, mas sem novas crises respiratórias

O Vaticano informou nesta segunda-feira (24) que o papa Francisco passou a noite de forma tranquila, sem novas crises respiratórias. Internado há dez dias para tratar uma pneumonia bilateral, o pontífice, de 88 anos, segue em estado crítico e agora apresenta uma leve insuficiência renal como nova complicação.
Apesar do quadro delicado, os médicos afirmam que ele dormiu bem e segue em repouso. “A noite transcorreu bem, o papa dormiu e está descansando”, afirmou um comunicado oficial do Vaticano.
A saúde do líder da Igreja Católica preocupa devido à idade avançada e a outras condições preexistentes. O principal risco é o agravamento da infecção para uma sepse, quadro de infecção generalizada no sangue que pode ser desencadeado pela pneumonia. No entanto, até o momento, os médicos não identificaram sinais dessa complicação.
“As condições do Santo Padre continuam críticas; no entanto, desde ontem à noite, ele não apresentou novas crises respiratórias”, informou o comunicado divulgado no domingo (23).