Iniciada no final da gestão passada, obras de requalificação e urbanização da nova orla de Ipitanga vão revitalizar a área

 Iniciada no final da gestão passada, obras de requalificação e urbanização da nova orla de Ipitanga vão revitalizar a área

A Requalificação da Praia de Ipitanga iniciou no final do mandato da ex-prefeita, Moema Gramacho quando depois de muita luta, conseguiu a autorização da Justiça para executar a obra, onde foi dada a ordem de serviço por ela. 

As obras, que se estendem por 13.900 metros quadrados (m²) ao longo da Rua Paulo Moreira de Souza, têm como objetivo revitalizar a área, beneficiando tanto moradores quanto visitantes com uma infraestrutura completa e harmonizada com o meio ambiente.

Um dos principais destaques desse projeto de requalificação e urbanização da nova orla de Ipitanga é a substituição das antigas barracas de praia por 15 novas estruturas, cada uma com aproximadamente 46 m², além da construção de quatro boxes de 16 m² e um centro de informações. Essa iniciativa não apenas visa embelezar o local, mas também proporcionar mais comodidade e segurança aos frequentadores.

A nova orla contará com uma série de melhorias, incluindo acessibilidade garantida por rampas para Pessoas com Deficiência (PcD), facilitando o acesso à praia. O espaço também contará com um parque infantil, área para ginástica, uma quadra poliesportiva de 532 m² com alambrado e estrutura em eucalipto tratado, uma pista de skate de 200 m², ciclovia, bicicletário, paisagismo cuidadosamente planejado, iluminação em LED e um estacionamento com 94 vagas. A via interna será pavimentada e o pavimento asfáltico da via principal nas proximidades será requalificado.

Atualmente, as obras estão em pleno andamento, envolvendo a execução das alvenarias das estruturas auxiliares das barracas, confecção de lajes, reboco das edificações, montagem da estrutura do alambrado da quadra poliesportiva, construção das alvenarias do centro de informações e assentamento dos pisos. A previsão é que a orla de Ipitanga se transforme em um ponto de referência para lazer, esporte e convivência social na região.

Outro aspecto crucial do projeto é o compromisso com a sustentabilidade. As obras incluem sistemas de esgotamento sanitário e drenagem projetados para preservar a qualidade das águas e proteger o ecossistema local. Essas iniciativas refletem a preocupação da administração municipal em conciliar desenvolvimento urbano com preservação ambiental.

Com a requalificação da orla de Ipitanga, Lauro de Freitas avança em direção à modernização dos espaços públicos, oferecendo à população um ambiente que une funcionalidade, beleza e respeito à natureza.

Foto: Tiago Pacheco

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.