Secretária Roberta Santana apresenta balanço positivo do primeiro dia de carnaval em Salvador

 Secretária Roberta Santana apresenta balanço positivo do primeiro dia de carnaval em Salvador

A secretária de saúde do estado, Roberta Santana, fez um balanço animador sobre o primeiro dia do carnaval de Salvador, destacando a redução das ocorrências e a eficácia das ações de saúde no circuito. Segundo ela, houve uma diminuição de aproximadamente 38% nas ocorrências registradas, especialmente no Hospital Geral Roberto Santos (HGR), que é o principal centro de atendimento durante a festa.

Roberta destacou que, apesar de um aumento no número de atendimentos em comparação ao ano passado, a situação está sob controle. “Recebemos uma quantidade um pouco maior de pacientes, mas comemoramos a redução nas ocorrências no circuito. Foram apenas 12 casos relacionados a agressões físicas, geralmente decorrentes de brigas, e nenhum paciente em estado grave”, afirmou.

A secretária também ressaltou a importância da prevenção e do cuidado com a saúde dos foliões. Durante o primeiro dia do evento, mais de 108 mil preservativos foram distribuídos e cerca de 1.800 testes realizados nos postos de saúde espalhados pelo circuito.

No entanto, Roberta mencionou uma preocupação quanto à doação de sangue, já que houve uma queda significativa no número de doadores. Enquanto na quinta-feira anterior ao carnaval foram quase 500 doações, apenas 129 pessoas compareceram para doar sangue neste ano.

Para garantir um atendimento eficiente, mais de 3 mil plantões foram realizados e um investimento superior a 5,5 milhões foi destinado à saúde durante o carnaval. “Estamos preparados para atender à população e garantir a segurança dos foliões”, concluiu.

 

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.