Na semana de celebração pelos 476 de Salvador, Governo do Estado oferece serviços de cidadania e apoio jurídico, no Centro Histórico

 Na semana de celebração pelos 476 de Salvador, Governo do Estado oferece serviços de cidadania e apoio jurídico, no Centro Histórico
Como parte da programação pelo 476° aniversário de Salvador, o Governo do Estado iniciou, nesta terça-feira (25), a primeira edição da Caravana de Direitos Humanos de 2025, ação itinerante que oferece gratuitamente diversos serviços à população, no Centro Histórico. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado (SJDH), conta com a parceria de mais de 20 instituições e órgãos, com o objetivo de garantir o acesso à cidadania e promover os direitos humanos em todo o estado.
 
A Caravana oferece serviços como emissão de RG, certidões de nascimento e casamento, renegociação de dívidas e orientação financeira com o Procon-BA, apoio jurídico para reconhecimento de paternidade e retificação de prenome e gênero para pessoas LGBTQIAPN+, entre outros.  Este ano, serão realizadas 32 edições do evento, com um investimento total de R$ 11,2 milhões, impactando 256 municípios e com a meta de realizar 80 mil atendimentos.
 
Até sexta-feira (28), os serviços estarão disponíveis no Largo do Terreiro de Jesus e na Faculdade de Medicina da UFBA, das 9h às 16h. “É uma iniciativa fantástica. Eu, por exemplo, aproveitei para vir tirar meu RG, algo que há muito tempo estava adiando. Então é muito bom ver ações como essas acontecendo. Isso traz mais dignidade para todos nós”, declarou a dona de casa, Marinalva Silva.
 
O secretário Felipe Freitas destacou a importância da ação e os investimentos realizados para ampliar o alcance das caravanas. “Contamos com a parceria de instituições públicas dos governos municipal, estadual e federal, juntas com as organizações do Sistema de Justiça, atendendo nas mais variadas áreas. Esse ano, vamos realizar o dobro das caravanas que realizamos no ano anterior, com um investimento de mais de R$ 11 milhões”, afirmou.
 
A Caravana de Direitos Humanos é uma das principais ações do Governo do Estado para garantir o acesso da população a serviços essenciais e promover a inclusão social. “Esta é a primeira do ano e começa aqui nesse lugar histórico, que é a Faculdade de Medicina. É mais um presente que o Governo do Estado está oferecendo para Salvador, que é a capital do desenvolvimento da cultura, e tem de ser também a capital da cidadania e dos direitos humanos”, concluiu o secretário Felipe Freitas.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.