Pronto Atendimento Nelson Barros com médicos, porém, apenas uma enfermeira pra tudo e sobrecarregado; entenda

Nesta sexta-feira (04), o Pronto Atendimento Nelson Barros, em Lauro de Freitas, virou cenário de desespero e descaso. Uma munícipe relatou à nossa reportagem a situação crítica da unidade de saúde: “Aí você chega no Nelson Barros lotado. Tem médico, querida? Tem dois médicos. Mas a fila está enorme porque só tem uma enfermeira”, desabafou.
Segundo ela, as demissões recentes deixaram o local com apenas uma profissional de enfermagem no turno. “Quando ela é chamada na sala vermelha [emergência], precisa ir. As pessoas ficam esperando sem atendimento”, explicou. A situação piora com casos urgentes, como o de um rapaz que chegou mordido por cachorro e dependia da mesma enfermeira para receber a vacina antirrábica.
A falta de segurança também foi destacada: “Tem guarda municipal na frente?”, perguntou a moradora. “Não. A guarda não fica aqui. Eles vêm só à noite. Durante o dia, não tem ninguém”, contou uma servidora.
Ela questionou ainda a falta de proteção para pacientes e profissionais em um ambiente já tensionado pela demora no atendimento. “Tanta gente esperando, né? Esse descaso na saúde. Aí uma pessoa surta, se estressa. Quem defende, quem protege?”
Enquanto pacientes aguardam horas por atendimento, a sobrecarga da única enfermeira disponível revela um serviço que não consegue suprir demandas urgentes.