Sistema de abastecimento de água de Paulo Afonso é ampliado para beneficiar mais de 150 mil pessoas

A população de Paulo Afonso, na região Norte da Bahia, agora conta com um sistema de abastecimento de água ampliado e modernizado. O governador Jerônimo Rodrigues e o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, inauguraram, na manhã desta sexta-feira (4), a segunda etapa da ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) da cidade. Com um investimento de mais de R$ 46 milhões, a obra beneficia cerca de 154 mil habitantes, garantindo maior segurança hídrica e qualidade de vida para os moradores.
A dona de casa Maria Soledade comemorou a estabilidade no fornecimento de água. “É uma melhoria que trouxe mais dignidade e qualidade de vida pra todos nós”. A obra, que contou com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Embasa, assegura um acesso mais eficiente à água potável e contribui para o desenvolvimento sustentável da região.
O governador destacou a importância do investimento para a cidade. “Hoje, estamos fazendo mais uma entrega importante para o povo de Paulo Afonso: o fortalecimento do sistema de captação, tratamento e distribuição de água. Com essa nova unidade, Paulo Afonso estará estruturada para os próximos 20, 30 anos, sem a necessidade de ampliação no sistema. Nessa parceria com o Governo Federal estamos garantindo 100% de abastecimento de água para toda a população da cidade”, afirmou Jerônimo Rodrigues.
O ministro Rui Costa ressaltou o impacto da obra para a população e o desenvolvimento da cidade. “Essa parceria está cuidando de gente e transformando vidas, levando água de qualidade para toda Paulo Afonso. E não para por aí. Esta semana, tivemos uma reunião para discutir o Canal do Xingó — uma obra estratégica que, em breve, será anunciada pelo presidente Lula. Essa iniciativa vai beneficiar não só essa região da Bahia, mas também o estado de Sergipe”, afirmou.
_*Repórter: Tácio Santos/GOVBA*_