“Reeleição de 4 anos é fábrica de escândalos”, diz Otto Alencar em defesa da PEC do mandato único de 5 anos

O senador Otto Alencar (PSD-BA) fez um duro diagnóstico sobre o atual sistema eleitoral ao defender a PEC que unifica eleições e estabelece mandatos únicos de 5 anos. Em discurso contundente, o parlamentar baiano argumentou que o modelo atual de reeleições a cada 4 anos se transformou em um “ciclo perverso” que estimula irregularidades e paralisa a máquina pública.
“A necessidade da reeleição obriga até quem tem vida pública correta a cometer erros fora da lei”, afirmou Alencar, destacando os escândalos recorrentes ligados ao financiamento de campanhas. Ele criticou o excesso de eleições em curto espaço de tempo: “Em 4 anos, temos três fundos eleitorais – 2024, 2026 e 2028 –, somando R$ 18 bilhões gastos em pleitos, enquanto o trabalho efetivo não chega a dois anos”.
O senador comparou a produtividade do Congresso: “Produzimos muito em 2023, mas 2026 será um ano perdido por causa das eleições”. Para ele, a PEC do mandato único reduziria esse custo político e financeiro, além de acabar com a “indústria de campanhas permanentes”. A proposta, que ainda será debatida, promete acirrar o embate entre reformistas e a ala que se beneficia do sistema atual.